Faculdade de Psicologia recebe convidados para supervisão clínico institucional

24.02.201620h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade de Psicologia recebe convidados para supervisão clínico institucional

Aconteceu na última terça-feira (23) o Conselho  tutelar e violência: uma supervisão clínico-institucional promovido pela faculdade de psicologia. O evento foi organizado pelo LEVV (Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade), composto por professores da área de psicologia.

A ideia foi divulgar e ampliar a prática da supervisão institucional e contou com a participação de  dois professores convidados: a professora doutora Maria Cristina Vicentin, da Universidade Pontifícia Católica de São Paulo e o professor francês Georges Gaillard, da Universidade Lion, parceira da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento teve início com a apresentação de um caso e, em seguida, os professores convidados  fizeram uma análise institucional acerca dos efeitos da violência na dinâmica do funcionamento do conselho tutelar analisado. Para Geoges “o encontro com o campo empírico faz com que esse ideal de teoria seja repensado, podendo cair pode terra essa ideia de que a teoria está completa, e ai você percebe a complexidade do problema”, contou.

A supervisão clínico-institucional é uma prática dos psicólogos dentro das instituições, que visam auxiliar as equipes a refletir sobre o seu trabalho e pensar o lugar da instituição dentro da sociedade. O caso apresentado foi uma situação vivenciada no estágio realizado por alunos do 5° ano do curso de psicologia, hoje formados, em um Conselho Tutelar do Município.

A professora convidada, Ana Vicentin ressaltou que o evento é importante por trazer “ temas relevantes e a chance inclusive de professores de lugares diferentes, de universidades diferentes fazerem uma rede de reflexão sobre as práticas que a universidade está fazendo, ajudando em conhecimento e contribuindo para as políticas públicas”.