Exposição da FAU no Centro Histórico Mackenzie

A mostra retrata a história da arquitetura Mackenzie.

15.08.201718h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Exposição da FAU no Centro Histórico Mackenzie

No dia 14 de agosto, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie recebeu dezenas de convidados para a cerimônia de abertura da exposição “Arquitetura Mackenzie 100 Anos Fau-Mackenzie 70 Anos”, que retrata a história da arquitetura Mackenzie.

O evento, que contou com a presença de autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professores, alunos e convidados, marcou o início das comemorações do aniversário de 100 anos da Arquitetura Mackenzie e 70 anos da FAU-Mackenzie, uma história que começou na Escola de Engenharia, em 1917, quando alunos cursavam as matérias de arquitetura com as de engenharia e tinham como registro o título de “engenheiros-arquitetos”.

A abertura contou com a devocional do reverendo José Carlos Piacenti, e da saudação do professor Marcel Mendes, professor da Escola de Engenharia por mais de três décadas e autor de um capítulo do livro que será lançado no dia 18 de agosto, “Arquitetura Mackenzie 100 anos, FAU-Mackenzie 70 anos – pioneirismo e atualidade”. Em sua fala, o professor Marcel fez um resumo dessa história tão rica.

O presidente do IPM, José Inácio Ramos, enfatizou que a história da FAU-Mack se confunde com a de São Paulo. “Essa gama de arquitetos mackenzistas contribuíram e continuam a contribuir para que o nosso nome esteja sempre em destaque”. Essa também é a opinião do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto. “O mercado reconhece a qualidade de nossos arquitetos, é muito gratificante ver esse reconhecimento e constatarmos que estamos sempre na vanguarda da arquitetura do país”.

A diretora da FAU-Mack, Angélica Alvim, fez uma retrospectiva desse século de atuação, ressaltando os inúmeros profissionais formados pela unidade que, com seus projetos e obras transformaram cidades brasileiras. “Vale destacar importantes construções públicas e privadas que ganharam inúmeros prêmios, alavancando o nome da FAU-Mack. Nossas homenagens aos que por aqui passaram e a quem hoje se dedica a resgatar essa memória e a valorizar o papel dessa importante faculdade”.

Homenagem à família Stockler das Neves

Em 1947, com o aumento da procura pelo curso de Arquitetura, o professor Christiano Stockler das Neves criou o curso de Arquitetura no Mackenzie, tornando-se o primeiro diretor da FAU-Mackenzie. Presentes na solenidade, os bisnetos de Stockler das Neves representaram a família nesta homenagem, que contou com uma mensagem de Christiano Stockler das Neves Neto, impossibilitado de comparecer. “Meu pai se formou em arquitetura em 1944 e projetou prédios históricos e importantes. Ele fez tudo pela arquitetura, pelo Mackenzie, um homem que ajudou a criar e a crescer a arte em São Paulo durante toda sua vida. Sempre lutou pela arquitetura na cidade e pelo nome do Mackenzie também, mostrando todo o amor que ele tinha pela instituição”.

Finalizando o evento, os presentes puderam acompanhar a abertura de uma caixa que foi lacrada no lançamento da pedra fundamental do prédio da Faculdade de Arquitetura, edifício que recebeu no nome do arquiteto Christiano Stockler das Neves, projeto do professor Jun Okamoto, também presente na solenidade.

Veja a programação das comemorações aqui