Eventos

Editora Mackenzie lança livro sobre o conceito de projetos urbanos e sua importância socioterritorial

Obra bilíngue faz parte de parceria entre o Mackenzie e Universidade Técnica de Delft, dos Países Baixos 

26.11.201917h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Editora Mackenzie lança livro sobre o conceito de projetos urbanos e sua importância socioterritorial

Na terça-feira, 03 de dezembro, às 18h30, a Editora Mackenzie promoverá, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), do campus Higienópolis, o lançamento do livro bilíngue Projetos urbanos em áreas próximas a cursos d’água em bairros em transformação: um exercício para a região da Ceagesp, São Paulo (em inglês, Urban projects in areas near river fronts in transformation neighborhoods: an exercise for the region of CEAGESP, São Paulo), organizado por Eunice Helena S. Abascal, Roberto Rocco e Heraldo F. Borges.

A obra reúne reflexões sobre o conceito de projetos urbanos, entendendo-o como expressão espacial de demandas socioterritoriais complexas, que envolvem sociedade, cultura, economia e meio ambiente, no objetivo de alcançar equilíbrio nas oportunidades e na justiça social do território transformado. A obra apresenta diferentes aspectos e abordagens, os quais consistem em fundamentos para elaborar uma base teórica e prática para o projeto urbano.

O livro faz parte de uma parceria em pesquisa que se estabeleceu em 2017 entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a TU Delft - Universidade Técnica de Delft (Países Baixos). A publicação incorpora ao escopo teórico e crítico brasileiro a visão do projeto urbano no âmbito do planejamento do território holandês, e, em especial, a prática de ateliê e fundamentação do tema, tal como é elaborada por essa importante instituição de ensino superior.

No mesmo dia do lançamento haverá, às 17h30, uma mesa de debate sobre o livro, com apresentação de Angélica Benatti Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, moderação de Eunice Helena S. Abascal. professora da FAU-Mackenzie e Heraldo F. Borges, também da FAU-Mackenzie. Os debatedores serão Eduardo Nobre da FAU-USP e Luiz Guilherme R. de Castro da FAU-Mackenzie. 

Serviço
Evento: 
Debate e lançamento do livro: Projetos urbanos em áreas próximas a cursos d’água em bairros em transformação: um exercício para a região da Ceagesp, São Paulo
Data: 03 de dezembro
Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Rua Maria Antônia, 307, Prédio 1
Horário: 17h30 (debate) | 18h30 (lançamento do livro)