Cultura

Editora Mackenzie lança livro histórico e pedagógico sobre educação cristã

A obra é uma compilação de artigos organizados por Davi Charles Gomes e Solano Portela.

06.10.201717h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Editora Mackenzie lança livro histórico e pedagógico sobre educação cristã

Na noite do dia 5 de outubro foi realizado o lançamento do livro “Educação escolar cristã – História, conceitos e práticas pedagógicas”, de Davi Charles Gomes e Solano Portela.

A idealização da obra surgiu para contribuir com as escolas cristãs no Brasil, que sentem a necessidade de oferecer uma instrução holística e distinta aos alunos. E paralelamente a isso, algumas dessas escolas historicamente começaram a se preocupar com a manutenção da confessionalidade e o resgate dos rumos e da filosofia que nortearam seus fundadores, além da grande dificuldade e da inexistência de materiais históricos, filosóficos, teológicos e pedagógicos direcionados. “Há uma sede por uma educação diferenciada e a Educação Escolar Cristã é aquela que traz princípios e valores eternos entrelaçados à excelência do ensino e ao processo ensino-aprendizado. Muitos pais, nem sempre cristãos, procuram os valores que nós oferecemos. Porque não é somente a inserção da fé em alguns momentos, mas é a fé permeando todas as áreas do saber", contou Solano Portela, diretor de Operações da Educação Básica, do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

“Educação escolar cristã: história, conceitos e práticas pedagógicas” preenche essa lacuna, oferecendo conteúdo acessíveis ao segmento educacional, abordando questões filosóficas da prática educacional. A obra compreende as teorias do conhecimento e seus reflexos para o educador, a educação integral do ser em termos de sólida formação cristã, transformação pessoal e crescimento intelectual. “A ideia do livro foi coletar alguns artigos que acabaram tendo um papel fundamental no movimento mais recente pela chamada Educação Escolar Cristã. E ele cobre desde a base filosófica, para pensar em termos de uma educação escolar que tenha fundamentação filosófica epistemológica cristã, até coisas bem de aplicação", comentou o chanceler do Mackenzie, reverendo Davi Charles Gomes. Na área pedagógica, procura-se lançar as bases de uma pedagogia redentiva que aglutine conceitos e metodologias adequadas às escolas e aos educadores cristãos.

A cerimônia, seguida de seção de autógrafos, aconteceu no Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Na mesma ocasião foi realizado o lançamento da “Exposição 500 anos – a Reforma Protestante e o Presbiterianismo no Brasil”