Como estudar para o TOEFL

Confira dicas para o teste de proficiência da língua inglesa

14.08.201818h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Como estudar para o TOEFL

Hoje o TOEFL é um dos mais importantes testes de proficiência em inglês do mundo. Ele é aceito em mais de 10 mil instituições, em cerca de 130 países. Ele avalia sua capacidade de usar e compreender a língua e é dividido em habilidades de fala (speaking), escuta (listening), escrita (writing) e leitura (reading). Então, se você tem interesse de estudar ou trabalhar em outro país e precisa provar que tem o nível mínimo requerido, geralmente será pedido o TOEFL.

Sua validade é de apenas dois anos, enquanto outros testes, tais como o Cambridge e IELTS, não têm uma data de expiração. No entanto, de acordo com Ana Carolina Pimenta, professora do Mackenzie Language Center (MLC), isso pode ser uma vantagem: “Você acaba tendo que fazer de novo, mas isso mostra que você está atualizado no mercado. Então o TOEFL é muito importante nesse sentido”, explica.

Está pensando em se certificar no TOEFL? Então que tal algumas dicas para dar o seu melhor no teste? Dê uma olhada:

Prepare-se para o modelo da prova

É importante que o candidato não estude apenas inglês, mas entenda como funciona o teste. É uma prova extensa, com duração de 4h30, e é preciso ter estratégias para dominá-la por inteiro. “Há essa questão fundamental de controlar o tempo”, conta Ana Carolina. “Por exemplo, às vezes você tem de ler um texto e responder a pergunta em dois minutos. É preciso saber estratégias como keywords (palavras-chaves) para ler mais rápido”.

Treine com simulados online

O próprio site do TOEFL disponibiliza todas as informações sobre o teste, desde o formato da prova até conteúdos para estudar. No entanto, também é possível praticar a prova com simulados gratuitos disponíveis na internet. Assim, pode-se treinar tanto o conhecimento em inglês, como estratégias para melhor utilizar o tempo.

Leia textos acadêmicos em inglês

O TOEFL tem textos acadêmicos sobre praticamente todos os assuntos. Treine sua leitura sobre os mais diversos temas, desde biologia até tecnologia. Assim, na hora da prova, você estará mais acostumado e lerá com mais prontidão.

Aumente o vocabulário

É importante ter algumas “cartas na manga” na hora do Speaking, como expressões que podem te ajudar a mostrar um bom domínio de inglês. Alguns exemplos é começar frases com “From my point of view”, ou “As far as I’m concerned”, ou adicionar expressões como “therefore”, “consequently” e “however”. Ah, é recomendável evitar gírias e optar pela norma culta da língua!

Mackenzie Language Center

O MLC também oferece cursos preparatórios para testes de proficiência. Além do TOEFL, é possível estudar especificamente para Cambridge, IELTS, entre outros. O foco é entender melhor o modelo da prova e ensinar estratégias de forma divertida e desafiadora. Saiba mais no site ou visite o local (Rua Maria Antônia, 139). Telefone: (11) 2114-8431.