Dia Mundial da Educação

Data celebra metas para desenvolvimento da educação no mundo todo; Mackenzie se destaca por processos inovadores 

28.04.202009h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Dia Mundial da Educação

“Educação não é apenas o currículo escolar de aprendizagem, nem são apenas os princípios que aprendemos no lar, mas todo o processo de comunicação de conceitos, valores, modelos que transmitimos a outros”, disse Heber Campos Jr.

Nesta terça-feira, dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação, que incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar, e tem como objetivo incentivar e conscientizar toda a sociedade sobre esse valor e importância para todos os seres humanos - na família, na escola e na sociedade.

Segundo informações publicadas no portal do Ministério da Educação (MEC), a data foi instituída no dia 28 de abril de 2000, por líderes de 164 países, incluindo o Brasil, e relembra a assinatura da Declaração de Dakar, realizada na cidade de Dakar, no Senegal, quando os países signatários assumiram diversos compromissos com a educação, firmados até 2030.

A superintendente de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Márcia Braz, explica que esses objetivos “contemplavam desde a expansão e melhorias com o cuidado e educação de qualidade das crianças mais vulneráveis, assegurando-lhes educação primária, obrigatória, gratuita, até garantir respostas face às necessidades de aprendizagens de todos os jovens e adultos pela melhoria em 50% dos níveis de alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais para a vida”. 

Márcia Braz também acredita que a data é uma oportunidade para se refletir sobre os inúmeros desafios para o pleno desenvolvimento da educação, no Brasil e no mundo, já que as metas estabelecidas “só serão cumpridas com políticas sérias, investimentos financeiros e reflexões sobre políticas e ideários pedagógicos tomados como referência”, completa a superintendente. 

Compromisso com a educação 

No ano de 1870, o casal George Chamberlain e Mary Ann Annesley Chamberlain deram início à história do Mackenzie, quando decidiram começar uma pequena escola em sua sala de jantar. Foi ali que o comprometimento com a educação começou, quando o casal decidiu educar crianças em salas mistas, sem distinção de classe, crença, etnia e gênero. 

Para Márcia Regis, diretora de Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, falar sobre o Dia Mundial da Educação no ano em que o Mackenzie completa 150 anos é uma oportunidade ímpar de lembrar a contribuição exercida pela instituição ao longo da história, no cenário educacional brasileiro.

“Desde 1870, o Mackenzie realiza uma educação inclusiva, inovadora e de qualidade. A construção da então Escola Americana foi a base para o nosso Colégio”, relembra Márcia Regis. 

 

Qualidade e inovação 

E a inovação, que faz parte da identidade Mackenzista, é a chave para promover o impacto necessário para uma boa educação, pensando numa formação completa de nossos estudantes, professores e funcionários, para exercício da cidadania. “Sempre estivemos muito preocupados com a formação do cidadão, da pessoa que irá, futuramente, influenciar e provocar alterações seja em seu núcleo familiar, seja em todo o país”, diz o diretor geral do Mackenzie Brasília, Walter Ribeiro. 

Por isso, pensar a educação vai muito além do que a preparação para vestibulares ou o sucesso financeiro e profissional.

“Queremos que sejam, todos, capazes de exercer e difundir a cidadania e que entendam os ensinamentos de Deus. E isso não passa apenas por educar em uma sala, com giz e lousa, ou computador, celulares, internet. É o relacionamento, o diálogo e a convivência”, declara Ribeiro.

Como pontua Lucilma Romão, diretora de Educação Básica do CPM de Palmas, a educação para o Mackenzie tem valores eternos e sempre foi realizada com um ensino de vanguarda, “primando pela inclusão, refletindo a sua confessionalidade em todas as instâncias e pessoas”. 

Segundo a diretora do CPM São Paulo, o Mackenzie continua inovando e criando condições técnicas e humanas para cumprir um de seus principais objetivos: formar cidadãos “com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade”, pontua Márcia Regis. 

Educação em meio à pandemia 

Neste ano, o Dia Internacional da Educação será celebrado em meio à pandemia do novo coronavírus, que afetou profundamente colégios e escolas de todo o mundo, pois as aulas presenciais precisaram ser interrompidas. Aqui no Brasil, ainda não existe a previsão de quando crianças e adolescentes poderão retornar às salas de aula. 

Para Vera Mendes, diretora do CPM Tamboré, o valor da educação é destacado em momentos como este, como pilar para a construção do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico que serão essenciais para superarmos este período.

“Todos os desafios que estamos vivenciando neste momento tornam ainda mais evidente o valor da educação para a sociedade, pela capacidade de adaptação, resiliência e inovação”, comenta Vera Mendes.

Todavia, além de ser um período que pode ser usado para reflexões, a pandemia também oferece um desafio para se repensar e reinventar a educação. De acordo com o diretor geral do Mackenzie Brasília, é a partir da educação que o coronavírus será combatido, seja por meio da assimilação de informações, seja por meio da descoberta de cura e tratamento. “Aquilo que nós aprendemos para a aplicação em momentos importantes, como uma prova ou uma tomada de decisão, precisará ser utilizado agora para ladrilharmos estradas mais saudáveis para as nossas vidas e para as vidas dos outros”, afirma. 

O atual momento, para Márcia Regis, também significa uma oportunidade para se confirmar o trabalho conjunto entre família e escola, em um movimento de cooperação na grande responsabilidade de educar as futuras gerações. “A pandemia do coronavírus nos moveu para uma educação que se realiza a partir das casas, no seio da família, lembrando-nos que os grandes protagonistas neste processo são os pais, responsáveis pela formação de valores e princípios, legando à escola um papel extremamente relevante, porém, complementar, nesse processo educacional”. 

“A necessidade das famílias se aproximarem e “acompanharem seus filhos nas atividades escolares de maneira integral e da escola funcionar em regime excepcional de forma on-line, nos fez crescer” afirma Lucilma. 

“Comemorar o Dia Mundial da Educação em meio a um momento crítico como este, nos alerta para o compromisso de capacitar o ser humano a atuar de maneira justa, habilidosa e generosa em todas as esferas da sociedade”, pontua a diretora do CPM São Paulo. 

Como pontua Vera Mendes, a escola é um dos ambientes essenciais para a formação das pessoas, pois lá se absorve ainda mais “o equilíbrio econômico e a justiça social, a empatia e a generosidade. Na escola aprendemos a amar o conhecimento e como utilizá-lo para o bem da sociedade. Na escola aprendemos a conviver e respeitar ainda mais o próximo e nosso meio ambiente. Mais do que nunca, temos que comemorar a educação e ajudar a sociedade a enxergar seu imenso valor”, finaliza ela.