Pesquisa e Inovação

Desafio buscará soluções baseadas em IoT para o pós-pandemia

Projetos que usem Internet das Coisas e podem ajudar na retomada econômica têm até 12 de dezembro para serem inscritos

27.10.202017h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desafio buscará soluções baseadas em IoT para o pós-pandemia

Com a pandemia de covid-19, a internet e as conexões virtuais foram importantes canais para que a sociedade mantivesse parte das suas atividades, tanto econômicas quanto sociais, funcionando. Foi pela tecnologia que pudemos manter empregos em home office ou realizar chamadas de vídeo com parentes e amigos distantes.

Diante desse cenário, o Desafio IoT está com inscrições abertas, até o dia 12 de dezembro, para o cadastro de projetos e ideias de aplicações tecnológicas pautadas na Internet da Coisas (IoT). A ideia é que grupos de estudantes, startups e empresas que possuam alguma iniciativa que possa auxiliar na recuperação econômica após a pandemia, encontrem um espaço para aprimoramento, desenvolvimento e apresentação da ideia. 

“O Desafio tem como objetivo principal capacitar jovens com perfil empreendedor, de forma a que possam gerar ideias adaptadas à realidade pós pandemia que venham a alavancar a retomada do crescimento de nosso país”, explica o professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vivaldo José Breternitz. 

A UPM é uma das apoiadoras do Desafio e presta auxílio com divulgação e infraestrutura, além de oferecer professores e acadêmicos para que sejam os mentores dos grupos que apresentam os projetos. A iniciativa ainda conta com a participação do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), e do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. 

Após o fim das inscrições, serão seis etapas, que envolverão seleções e aprimoramento dos projetos. As ideias selecionadas serão apresentadas no Congresso Latino Americano de Internet das Coisas 2021, que acontecerá no ano que vem. Além disso, os vencedores ainda terão acesso, com exclusividade, ao Programa de Mentoria de IoT para apoio, networking e acesso a mercado.

Além de ser uma oportunidade de expor ideias e colocá-las à disposição do mercado, o Desafio ajuda os participantes a aumentarem sua rede de contatos. “Ocorre um processo muito interessante de compartilhamento de conhecimentos e experiências que enriquece a todos”, afirma Breternitz. 

Para obter mais informações sobre o Desafio IoT e acessar o regulamento, clique aqui.