ícone do Mac-Nav com fundo azul
Atualidades

Dada a largada para a XLVII Mac-Nav

Competição entre Universidade Mackenzie e Escola Naval do RJ conta com mais de 20 atletas

24.05.201919h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

“Declaro oficialmente aberta a XLVII Mac-Nav”. Com essas palavras de Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi dado o início para mais uma edição da tradicional competição esportiva envolvendo os atletas universitários do Mackenzie e da Escola Naval do Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento se deu na quadra esportiva tombada dentro do campus Higienópolis, em 24 de maio.

O reitor da UPM deu as boas-vindas aos atletas e destacou a presença do professor Marcel Mendes, atual diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade e que já foi diretor da Escola de Engenharia (EE), unidade acadêmica na qual se originou a Mac-Nav e de onde partiram os atletas das três primeiras modalidades esportivas da competição: natação, atletismo e basquete.

“Hoje, temos as modalidades mais importantes nesta competição, que é a mais antiga entre instituições de ensino superior. Saudamos nossos atletas da escola naval e do Mackenzie, desejando sucesso a todos e uma excelente competição”, destaca o reitor.

Durante a reflexão confessional realizada, o reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, destacou a importância de se competir com valores e ética. “Todo atleta é coroado se competir de acordo com as normas”, pontua ele. O chanceler do Mackenzie também saudou os atletas e pediu que aproveitem este tempo, fazendo o melhor durante as disputas.

“O que fazemos enquanto jogamos é muito importante. Duas instituições de nosso país, pautadas em princípios eternos e reunidas para mostrar que é possível competir com honra, ética e ainda assim ser um prazer, alcançando e novas marcas e superação”, pontua Gomes. O diretor Hintze também afirma que todos os visitantes são recebidos com muito carinho e amor. “Que tenham sucesso, que vença o melhor e que tenhamos uma competição aguerrida”, completa ele.

O contra-almirante comandante da Escola Naval do RJ, Marcos Borges Sertã, agradeceu a recepção em nome da Marinha e comentou que já ouvia boas histórias a respeito da competição Mac-Nav quando ainda era criança.  “Meu pai entrou na Marinha em 1949, três anos depois do primeiro Mac-Nav, e ele me contava muitas histórias, incluindo várias dessa competição, que conheci antes de estar na Marinha em si. Disputas como essa são importantes pela disciplina física, pelos valores e harmonia entre instituições”, conta ele.

O contra-almirante ainda destacou que existem outras curiosidades que unem o Mackenzie e a Escola Naval. “Nossa instituição está estabelecida no mesmo local em que os presbiterianos realizaram o primeiro culto protestante no Brasil, na ilha Villegagnon. Além disso, baseamos nossa conduta na Rosa das Virtudes, não permitindo que quem está treinando para ser um servidor público tenha qualquer conduta desonrada”. Sertã completa que a visita ao Mackenzie é também uma grande oportunidade para os aspirantes da Escola conhecerem esta Universidade, e também dos alunos do Mackenzie conhecerem um pouco da Marinha e seu trabalho.

A competição acontece entre os dias 24 e 25 de maio e é realizada em quatro espaços esportivos de São Paulo: no Mackenzie campus Higienópolis (prédios 18, 20 e 04); no Centro de Alto Rendimento do Serviço Social da Indústria (SESI) - Vila Leopoldina; no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP); e no Sítio Cabuçu do Mackenzie, local em que ocorre o encerramento dos jogos e premiação, em 25 de maio (Av. Benjamin Harris Hunicutt, 4.323 - Portal dos Gramados, Guarulhos).

Além de Sertã, demais autoridades e atletas da Escola Naval do RJ, participaram também da cerimônia os mackenzistas: diretor José Francisco Hintze Júnior, da Diretoria de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura (DESIN), que esteve representando José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); diretor André Ricardo de Almeida Ribeiro, da Diretoria de Estratégia e Negócios (DIREN); Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie; Marco Tullio de Castro Vasconcelos, vice-reitor da UPM; pró-reitor de Extensão e Educação Continuada, Jorge Alexandre Onoda Pessanha; pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Marili Moreira da Silva Vieira; Susana Mesquita Barbosa, coordenadora de Extensão da UPM, entre outras autoridades e professores da UPM e IPM.

Sobre a competição

Mac-Nav existe desde 1946 e é uma das mais tradicionais competições esportivas entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, proporcionando disputas entre alunos do Mackenzie e da Escola Naval da Marinha.

Nesta edição, a delegação do Mackenzie é composta por 110 atletas e a Escola Naval do Rio de Janeiro participa com 113 atletas, que representarão as instituições nas modalidades de Atletismo (Masculino e Feminino); Judô (Masculino); Polo Aquático (Masculino); Basquete (Masculino), Futebol Campo (Masculino); Voleibol (Masculino) e Natação (Masculino e Feminino).

História

A ideia de uma competição esportiva entre a Escola Naval e o Mackenzie surgiu há mais de 70 anos, fruto de conversa entre o engenheiro mackenzista Caio Pereira de Souza e o almirante Braz Velloso, então diretor da Escola Naval. A proposta foi levada ao conhecimento do presidente do Mackenzie em exercício na época, Benjamin Harris Hunnicutt, com o intuito de convidar as turmas de atletismo e natação para uma visita à Escola Naval.

Tomando conhecimento da proposta, o professor Naim Cury de Mello, diretor do departamento de Educação Física do Mackenzie, entrou em contato com a Escola Naval e esboçou o primeiro regulamento oficial da competição, batizada por ele de Mac-Nav. Dessa forma, ficou acordado entre as diretorias a continuidade do intercâmbio esportivo, com previsão de periodicidade anual, alternando-se o local das competições entre Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira Mac-Nav foi realizada em 12 e 13 de outubro de 1946, na cidade do Rio de Janeiro, com três modalidades esportivas: natação, atletismo e basquete.

Programação

24 de maio (sexta-feira)

8h30 - Cerimônia de Abertura – UPM – Prédio 20

9h - Atletismo – CEPEUSP

9h - Natação – CEPEUSP

18h - Judô – UPM – Prédio 20

18h - Basquetebol – UPM – Prédio 18 (2º andar)

19h - Voleibol – UPM – Prédio 18 (3º andar)

20h - Polo Aquático – Centro de Alto Rendimento do SESI – Vila Leopoldina

25 de maio (sábado)

9h30 - Futebol - Sítio Cabuçu Mackenzie (Guarulhos)

12h - Cerimônia de encerramento – Cabuçu Mackenzie

Serviço

Torneio Esportivo Mac-Nav

Data: 24 e 25 de maio

Horário: a partir das 9h

Locais: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) - Praça Professor Rubião Meira, 61 - Vila Universitária

Mackenzie campus Higienópolis (Prédios 18, 20 e 04) - Rua Itambé, 143 - Higienópolis

Centro de Alto Rendimento do Serviço Social da Indústria (SESI) - R. Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina

Sítio Cabuçu Mackenzie - Av. Benjamin Harris Hunicutt, 4.323 - Portal dos Gramados, Guarulhos