Nossos Talentos

Colégio Instituto Cristão recebe evento com gincanas do Clube da Bezerra

Crianças que vivem nas fazendas aprendem sobre criação e nutrição de animais

10.07.201918h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Instituto Cristão recebe evento com gincanas do Clube da Bezerra

No dia 29 de junho, o Instituto Cristão de Castro (ICC), associado do Mackenzie, recebeu as Cooperativas Frisia, Castrolanda e Capal para a realização das gincanas do Clube da Bezerra e Copa dos Apresentadores. O evento é direcionado às crianças que vivem nas fazendas e tem como foco a criação e nutrição de bezerras, qualidade do leite e a conformação das vacas leiteiras.

Os animais presentes no evento, organizado pelo SAT - Negócios Leite da Castrolanda, foram preparados e treinados pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Instituto Cristão, assim como toda a organização do dia.

O que é conformação das vacas leiteiras? 

Este é um dos principais itens avaliados em uma exposição de vacas leiteiras, também chamado de beleza da vaca. Como explica Timotheo Silveira, pesquisador do ICC, trata-se de parâmetros definidos relacionados com o que se deseja de uma vaca super produtiva. “Um exemplo é o tamanho e conformação do úbere (mama do animal), quanto maior melhor, com a lógica de que cabe mais leite. Dessa forma, observando uma boa vaca leiteira em pista, podemos de certo modo dizer que ela é boa de leite ou possui um grande desempenho genético”, explica. 

Segundo o pesquisador, a realização do evento dentro do ICC foi importante para os alunos porque, durante a preparação dos animais, eles puderam colocar em prática tudo o que aprendem nas aulas e também repassar conhecimentos de quando faziam parte do Clube da Bezerra.

“Dessa forma, envolvendo também professores do ensino médio, com atividades esportivas e lúdicas, conseguimos posicionar a marca Mackenzie de uma forma a ter futuros alunos engajados no curso técnico em agropecuária. Além de possivelmente apresentá-los a cooperativa e a empresas parceiras que poderão contratá-los como técnicos no futuro”, explica ele. 

“A função das aulas foi feita por profissionais da cooperativa e apoiados por alunos e antigos alunos, que retornam neste momento por serem filhos de cooperados e membros do Clube da Bezerra em algum período”, conta Silveira. 

Gincanas 

O Clube da Bezerra é um incentivo das cooperativas para crianças até 14 anos cuidarem de animais e aprenderem técnicas e cotidiano desde cedo. Como explica Timotheo, essas crianças escolhem, junto aos pais, uma bezerra para cuidar e se dedicar durante um ano inteiro, atividade que faz com que elas conheçam sobre cuidado com a bezerra desde o nascimento até a vida adulta. Durante este período, profissionais e tutores vão em suas casas auxiliar a verificar o trabalho destas crianças. “Já no dia do evento, as crianças fazem aulas teóricas e práticas, revisando o que aprenderam em casa, e também são avaliadas e recebem prêmios referentes à dedicação”, conta. 

Como essas crianças vivem em fazendas, elas observam os pais no trabalho diário nas leiterias e veem as famílias conversando sobre a cooperativa. “Então, trazer as crianças para um dia de brincadeiras e aprendizado sobre as bezerras e apoiar um trabalho da cooperativa que tem como foco a sucessão familiar é fundamental para termos alunos que queiram fazer o curso de técnico agrícola e ficar nas propriedades auxiliando ou assumindo o trabalho dos pais”, explica. 

Já a Copa dos Apresentadores é formada pelos alunos mais velhos, que já estão entrando no Ensino Médio ou no curso Técnico. Estes então competem por um prêmio e são reconhecidos por seus pais e familiares como bons apresentadores das bezerras. “O objetivo aqui é que estes adolescentes continuem o trabalho do Clube e sigam para uma faculdade, procurando alguma atividade voltada ao apoio nas propriedades”, finaliza Silveira.