Aula Magna marca comemorações aos 70 anos do curso de Letras

Evento inicia uma série de atividades que ocorrem ao longo de 2017.

23.02.201717h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna marca comemorações aos 70 anos do curso de Letras

Aconteceu, na última quarta-feira (22), na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a conferência “A gramática como programa construtor de sentido”, proferida pelo linguista Francisco Platão Savioli, com apresentação de Marisa Lajolo, pesquisadora de literatura e professora do curso de Letras da UPM.

Antes do início da Aula Magna em comemoração aos 70 anos do curso de Letras, os alunos  do oitavo semestre, Felipe de Carvalho e Gustavo Guimarães Gonçalves, fizeram uma homenagem em memória ao professor Alexandre Huady Torres Guimarães, diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL). Em seguida, o capelão universitário, reverendo Geraldo Henrique Lemos Barbosa, propôs um momento reflexivo, no qual relembrou os bons feitos do professor Alexandre, citando trechos das Escrituras.

A professora Elaine Prado, coordenadora do curso, realizou sua saudação dando um breve histórico do curso e ressaltou a importância do evento. “Fazemos parte dessa história e a aula magna, além de abrir o semestre letivo, inaugura também uma série de eventos programados para que essa data seja lembrada ao longo de todo o ano, com atividades que abarcam as várias facetas da nossa área”.

Para o professor Marcos Nepomuceno Duarte, atual diretor do CCL, a festividade deve olhar para o futuro e pensar o ensino nas próximas décadas. “Hoje celebramos os 70 anos de uma trajetória que ainda está em percurso e ainda dará muitas contribuições para esta universidade, esta cidade e para este país, seja formando professores na licenciatura ou pesquisadores no Stricto Senso”.

 

O palestrante

Francisco Platão Savioli foi professor do Mackenzie. Bacharel em Latim, Linguística e Português, licenciado em Português, Mestre e Doutor em Linguística e Filologia Românica, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É autor de: Gramática em 44 lições: compêndio para o 2o grau e primeiros anos do curso superior; Para entender o texto e Lições de texto: leitura e redação (estes em coautoria com José Luiz Fiorin).