Pessoas reunidas posando posando para foto no saguão do Tribunal
Ética e Cidadania

Alunos do Mackenzie visitam Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Iniciativa aproxima teoria e prática do Curso de Direito da Universidade

23.11.201819h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Iniciativa aproxima teoria e prática do Curso de Direito da Universidade

Mais de 20 alunos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) visitaram o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, pelo projeto TRF3 de Portas Abertas – Para Uma Visão Cidadã. O projeto é realizado em conjunto com a Justiça Federal em São Paulo (JFSP) e consiste em uma visita monitorada com a finalidade de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A visita é parte da iniciativa promovida pelos professores da FDir Ana Flávia Messa e Everton Zanella, junto a outras ações inspiradas na orientação acadêmica do Diretor da Faculdade, Felipe Chiarello, que visam promover a proximidade dos alunos com a prática jurídica enquanto ferramenta de ensino. Segundo conta Ana, “a visita contribui para o aprendizado do aluno, pois permite a proximidade do conteúdo teórico com sua aplicação”.

A ida dos alunos do curso de Direito ocorreu em 30 de outubro e contou com visita às repartições, palestras, vídeos, apresentações de diversas áreas do Direito e bate-papo com profissionais. Conforme divulgado pelo próprio TRF3, como conta o desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor-geral do Tribunal, a abertura ao público veio agregar positivamente à imagem da Justiça. “Qualquer pessoa pode acompanhar e verificar in loco como é o trabalho do Judiciário, dos juízes e dos servidores”, complementa.

A visita teve vários momentos, com início no Fórum Criminal de São Paulo e numa segunda etapa no TRF3. A aluna Vivian Rosa Mazza aprovou a visita. “Com certeza, vivenciar o cotidiano do Judiciário Federal complementa o que é visto em sala de aula”.

O projeto

O TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã é organizado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Ética e CidadaniaUniversidadeDestaque