Pessoas reunidas posando posando para foto no saguão do Tribunal
Ética e Cidadania

Alunos do Mackenzie visitam Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Iniciativa aproxima teoria e prática do Curso de Direito da Universidade

23.11.201819h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie visitam Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Mais de 20 alunos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) visitaram o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, pelo projeto TRF3 de Portas Abertas – Para Uma Visão Cidadã. O projeto é realizado em conjunto com a Justiça Federal em São Paulo (JFSP) e consiste em uma visita monitorada com a finalidade de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A visita é parte da iniciativa promovida pelos professores da FDir Ana Flávia Messa e Everton Zanella, junto a outras ações inspiradas na orientação acadêmica do Diretor da Faculdade, Felipe Chiarello, que visam promover a proximidade dos alunos com a prática jurídica enquanto ferramenta de ensino. Segundo conta Ana, “a visita contribui para o aprendizado do aluno, pois permite a proximidade do conteúdo teórico com sua aplicação”.

A ida dos alunos do curso de Direito ocorreu em 30 de outubro e contou com visita às repartições, palestras, vídeos, apresentações de diversas áreas do Direito e bate-papo com profissionais. Conforme divulgado pelo próprio TRF3, como conta o desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor-geral do Tribunal, a abertura ao público veio agregar positivamente à imagem da Justiça. “Qualquer pessoa pode acompanhar e verificar in loco como é o trabalho do Judiciário, dos juízes e dos servidores”, complementa.

A visita teve vários momentos, com início no Fórum Criminal de São Paulo e numa segunda etapa no TRF3. A aluna Vivian Rosa Mazza aprovou a visita. “Com certeza, vivenciar o cotidiano do Judiciário Federal complementa o que é visto em sala de aula”.

O projeto

O TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã é organizado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.