Alunos da gastronomia realizam menu degustação

06.06.201619h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos da gastronomia realizam menu degustação

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aquele relatório longo, difícil, apresentado para uma banca criteriosa, pelo qual todos precisam passar para concluir uma graduação. Mas o que esperar do TCC de um curso de gastronomia?

No Mackenzie os alunos concluintes no primeiro semestre de 2016, além do relatório, produziram um menu harmonizado oferecido a uma banca formada por dez renomados profissionais da área. A combinação de técnica, sabores, cores, aromas e design, tão discutidas durante o curso, se fez presente em uma sequência de pratos inspirados na Gastronomia Paulistana, que une a "cozinha dos bandeirantes", formada pela fusão de influências portuguesas a ingredientes indígenas, seguida dos produtos, técnicas e receitas trazidas por seus principais imigrantes a partir da segunda metade do século XIX.

Ao contrário da apresentação tradicional de TCC em uma sala de aula comum, o clima de festa transformou o laboratório de bebidas em um elegante restaurante. Logo na chegada os convidados foram recebidos com um couvert que apresentava referências paulistana, italiana, ibérica e árabe. O menu partiu da influência árabe, com um cuscuz marroquino em infusão de chá de menta, seguido por gnocchi de três batatas, menção aos imigrantes italianos, passando para um cartoccio de peixe prego em cama de cogumelos, que uniu inspiração ibérica e oriental. O último prato quente trouxe picanha suína, acompanhada por um inusitado molho velouté de feijão, que mostrou a mistura da técnica francesa, com ingredientes típicos do cotidiano paulistano. Na sobremesa o tempurá com sorvete de milho marcou a presença da colônia japonesa. E por fim, um café paulistano acompanhado de bolinho de chuva. Para deixar o evento ainda mais bonito, parte da louça utilizada foi confeccionada por alunos do curso de design, no laboratório de vidros. Outra parceria aconteceu com a Empresa Júnior de Design, que criou a identidade visual do convite e do cardápio do evento.

O seleto grupo de jurados contou com a presença dos chefs Alexandre Cymes, Arnor Porto, Francisco Rebelo, Frederico Caffarena, Maurício Maia, Paulo Machado e Ricardo Frugoli, além da jornalista Cristiana Couto, do pesquisador Ricardo Maranhão e da coordenadora do curso Ana Carolina Almada Colucci Paternez.

De acordo com Ana Carolina Paternez, o projeto final do curso muda a cada semestre, com eventos que abrangem temas diferentes, sempre fazendo uma integração entre as disciplinas. “Pela primeira vez realizamos essa proposta desafiadora, apresentando o trabalho não apenas para os professores, mas para importantes profissionais da área. Na minha concepção o objetivo foi atingido da melhor forma possível, no contexto pedagógico e no contexto de qualidade, foi um desafio imenso e um evento lindo, nossos alunos e professores estão de parabéns”, concluiu. Aos alunos a professora emocionada deixou um conselho: “vocês irão receber as avaliações, aceitem as críticas, reflitam e utilizem essas informações na prática”.

Confira o cardápio

 

Fotos do evento:

Gastronomia - Menu Desgutação - 01/06/2016