Abertura da 1ª Semana Jurídica inicia debates sobre formação em Direito

Evento discute mobilidade e formação acadêmica na área

21.10.202010h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura da 1ª Semana Jurídica inicia debates sobre formação em Direito

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Alphaville iniciou nesta segunda-feira, 19 de outubro, a 1ª Semana Jurídica, evento que irá discutir a formação acadêmica em Direito, com foco em questões como internacionalização e mobilidade acadêmica. O evento é on-line e vai até 23 de outubro. 

Na abertura do evento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reiterou a importância das discussões acadêmicas terem um impacto social. “Temos o anseio pela garantia da nossa liberdade e pelo fortalecimento da nossa democracia. É necessário que todos nós tenhamos o compromisso de combater toda forma de desonestidade e irregularidade”, disse ele. 

Pelo tema do evento, Vasconcelos ainda afirmou a importância dos estudantes buscarem uma formação ampla e interdisciplinar. “Não procure aprender somente aquilo que está posto no seu curso, mas procure aprender sobre outras áreas, porque o bom profissional se cerca de outras experiências”, declarou. 

A Semana Jurídica é um evento interinstitucional e conta com a parceria da Universidade o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (Unicerp). O apoio proporciona uma ampliação na discussão sobre a mobilidade acadêmica. “Eventos acadêmicos são para os alunos e não para os palestrantes. Espero que a temática seja interessante, em que trabalharemos a desregionalização acadêmica”, ressaltou o coordenador do curso de Direito da Unicerp, Rodrigo Fernando Lopes. 

A primeira palestra foi sobre A vida pública na área do Direito e contou com a participação do promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, José Carlos Fernandes, que abordou os limites do profissional jurídico diante da defesa do interesse público. “Interesse público envolve interesse do Estado, da governança, da coletividade. Como conciliar isso? Justamente pela atuação desses agentes públicos, que deve ser clara e transparente, com objetivos e valores claros”, explicou. O diretor da FDir, professor Gianpaolo Smanio, também participou da palestra.

Ainda marcaram presença na abertura da 1ª Semana Jurídica o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o coordenador do campus Alphaville da UPM, Anaor Donizete Carneiro da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; e o reitor da Unicep, Clauder Barbosa de Alcântara.