Atualidades

465 anos culturais de São Paulo

Veja as opções do que fazer no aniversário da cidade

23.01.201912h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

465 anos culturais de São Paulo

Na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará seu quadringentésimo sexagésimo quinto aniversário. Para comemorar a data, várias programações estão agendadas em locais pertencentes à variada identidade da cidade. Para garantir melhor deslocamento e proveito dos eventos, todas as linhas do Metrô e da CPTM funcionarão até 1h da manhã do dia seguinte (sábado).

Dentre o circuito de casas culturais e museus, destacamos algumas opções do que fazer neste dia. Veja a seguir:

Museu da Imigração

O Museu da Imigração trabalha com a preservação da memória daqueles que vieram para o Brasil e suas relações com diversas comunidades aqui estabelecidas. Nele, o processo migratório é priorizado, junto com a identidade paulista formada a partir da junção de diferentes nacionalidades.

Programação especial

Das 9h às 13h: Será disponibilizada a oficina A Fotografia e a Preservação Arquitetônica, com objetivo de apresentar um panorama histórico com abordagem teórica e prática de fotografia, patrimônio e urbanismo. Para a realização do curso, é preciso ter câmera fotográfica e se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail m.souto@museudaimigracao.org.br.

Das 14h às 16h30: O Museu apresentará documentário interativo, intitulado Entrevilas, produzido pelo Estúdio CRUA e realizado pelo CPF-Sesc, que mostrará aos visitantes o cotidiano de vilas operárias e a história das lutas trabalhistas que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Durante o evento, haverá roda de conversa com a equipe realizadora e, em seguida, os participantes poderão conhecer a exposição Sinta-se em casa.

O MI terá entrada gratuita e funcionará até meia-noite.

Confira a programação completa aqui.

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 –  Mooca

Fone: 11 2692-1866

Fundação: 25 de junho de 1993

 

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. O local expõe produções brasileiras do século XIX até a contemporaneidade, envolvendo trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e obras representativas como as de Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Programação especial:

Das 10h à meia-noite:Food trucks estão confirmados para ficarem no estacionamento da Pinacoteca.

Das 11h às 15h: Atividades educativas, relacionadas às obras em exposição, serão promovidas a crianças e famílias.

18h: Será reinaugurado o auditório da Pinacoteca, com pocket-show de Zezé Motta.

Até meia-noite: Exposições em cartaz, tais como a Invenção de Origem, com obras de Antonio Dias, Carmela Gross, Lothar Baumgarten, Solange Pessoa e Tunga; Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo, que envolve pinturas, esculturas e desenhos de ambos os museus; e Rosana Paulino: a Costura da Memória, considerada a primeira mostra retrospectiva da artista, reconhecida por obras que confrontam questões sociais, como a posição da mulher negra na sociedade contemporânea.

Confira toda a programação aqui.     

Endereço: Praça da Luz, 2

Fone: 11 3324-1000

Fundação: 25 de dezembro de 1905

 

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som abrange fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som, registros sonoros, livros, catálogos, periódicos, documentos, CDs e DVDs. Seu principal objetivo é preservar as manifestações referentes a artes gráficas, música, cinema, fotografia e o que estiver relacionado com a contemporaneidade brasileira.

Programação especial:

O MIS trará ao público programação inspirada no Carnaval, com blocos, oficinas, DJ e exibição de filmes.

Das 10h às 16h: Oficina de Máscaras.

11h: Bloco Infantil Gente Miúda.

13h, 16h30 e 18h30: DJ Simoníssima.

14h: Filme Você já foi à Bahia?;

14h e 16h: Oficina de maquiagem: Se joga na purpurina - com Cintia Masil e Luis Cambuzano; Oficina de adereços de carnaval - com Lívia Camargo.

15h: Bloco Arrianu Suassunga.

16h: Filme Rio;

17h: Bloco Domingo Ela Não Vai.

Os ingressos são gratuitos e estão sujeitos à lotação.

Confira os espaços dos eventos e retirada de ingressos aqui.

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa

Fone: 11  2117-4777

Fundação: 1970

 

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira tem a função de conservar objetos, móveis e equipamentos pertencentes a várias épocas da história da moradia no Brasil. O local é um núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design, com acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional. A construção remete às linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ).

Programação especial:

11h: Projeto Música no MCB com Chocollate e Velha Guarda da Vila Maria.

18h30 e 21h30: Visita orientada ao acervo com o Educativo MCB.

20h: Projeto Música no MCB com Fizz Jazz.

Das 10h às 23h: Restaurante Santinho MCB e serviços de bar; a partir das 19h, cardápio especial em homenagem à cidade de São Paulo.

O Museu funcionará das 10h até meia-noite e terá entrada gratuita.

Confira mais detalhes aqui.

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano

Fone: 11 3032-3727

Fundação: 1970

 

Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um casarão antigo no estilo clássico francês do centro da cidade e recebeu esse nome por possuir um dos maiores e belos jardins de rosas da cidade. Sua proposta é ser um espaço diferenciado, dedicado a exposições, leitura e pesquisa, dentre diversas manifestações culturais com caráter literário e poético.

Programação especial:

Está agendado o Encontro Peripatético: Três poetas de São Paulo. O evento vai reunir as obras de Guilherme de Almeida, Haroldo de Campos e Mário de Andrade com a cidade de São Paulo e ligará os três espaços da Rede de Museus - Casas Literários de São Paulo. O foco será a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

10h: Café da manhã de boas-vindas.

Para participar, é preciso realizar sua inscrição online ou na recepção da Casas das Rosas, presencialmente.

Entrada gratuita

Confira mais informações aqui.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista

Fone: 11 3285-6986/ 11 3288-9447

Fundação: 1991