Colégio Mackenzie Brasília participa de Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe quer repetir conquista de Campeão Mundial de Robótica de 2012

17.08.201816h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie Brasília participa de Olimpíada Brasileira de Robótica

No próximo sábado, 18 de agosto, equipes do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília participam da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento tem como objetivo fomentar o interesse pela robótica e pela tecnologia em estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Nesta edição, as equipes farão simulações de resgate de vítimas feito por robôs em ambiente de desastre. Durante a competição, os mackenzistas estarão representados por sete equipes nas categorias básica e Ensino Médio.

O Colégio Mackenzie Brasília uniu os conceitos teóricos e práticos para a construção de protótipos que são utilizados em simulações de identificação e resgate de vítimas em ambientes hostis. Os robôs são completamente autônomos, ágeis e capazes de vencer os obstáculos do ambiente, como desníveis do solo e escombros. 

Para a professora Lucilene Campanholo, coordenadora de Informática Educacional do colégio, participar de competições como esta é fundamental para colocar em prática os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o ano. “A atividade requer muita precisão e dedicação dos alunos. Eles se preparam durante o ano todo para esta competição. Em 2010, representamos o Brasil no Campeonato Latino Americano, trazendo para casa o título de campeão. Já em 2012, conquistamos o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Robótica”, conta.

De acordo com Lucilene, títulos como estes demonstram a tradição e excelência do Mackenzie no ensino de robótica, que desenvolve este trabalho com estudantes há 14 anos. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos passam a ter oficinas de robótica nas quais aprendem a construir robôs, a partir de noções de engenharia, lógica e programação.