Diretoria

Para nós, o diretor ou a diretora de uma escola é muito importante na consolidação de uma visão educacional. A Diretoria não pode ser associada somente a um lugar para o qual alguns alunos são encaminhados para levar bronca.

Diretores atuam dentro e fora da escola. São uma referência psicopedagógica, administrativa e política. Um exemplo para os alunos, professores, pais. Um modelo de como a escola deve enxergar o mundo e refletir esse aprendizado.

São os diretores que estabelecem as raízes filosóficas e articulam as ramificações de cada trabalho escolar. Para isso, escolhem o Modelo Pedagógico, a Missão e Visão que vão embasar a Proposta Educacional da escola.

A direção orquestra o todo escolar, atentando para o cumprimento dos objetivos, como garantir a alfabetização, formando alunos proficientes em escrita e leitura, além de capacitá-los na aquisição e retenção dos conhecimentos escolares. Para cada um desses objetivos, os diretores adotam, com suas equipes, diferentes métodos.

Segundo a visão dos Sistemas de Ensino Mackenzie, as pessoas devem entender a vida em sua complexidade e totalidade: o sol certamente vai nascer amanhã? Como ter certeza disso? Por que o corpo adoece? Por que ele é curado? Por que as pessoas mentem? Por que falam a verdade?

Nós acreditamos que cada uma dessas perguntas, e de tantas outras, tem uma única resposta. E buscar essa única resposta é a razão de ensinarmos e aprendermos. Assim, nossa proposta educacional compreende que todo ser humano anseia pela Verdade. Essa é nossa Filosofia Educacional, que embasa nossa proposta de educação valorativa.

Essa busca da Verdade pressupõe uma visão não materialista do mundo. Portanto, não acreditamos que o ser humano construa o conhecimento, mas sim, que ele adquire conhecimento e constrói entendimento.

Não somos, portanto, nem sócio-interacionistas nem construtivistas. Nosso Modelo Pedagógico é o cognitivo-interacionista.

Com essa filosofia e essa Teoria, juntamente com esse Modelo Pedagógico, temos nossa Proposta Educacional: propiciar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de aprender e buscar a Verdade e de agir em relação ao próximo e ao mundo orientado pelo conhecimento acadêmico, tendo por base uma visão teísta de mundo.

Nosso objetivo é promover uma educação que favoreça uma cultura em que:

• conheçamos a Verdade;

• sejamos fiéis e compromissados com a Verdade;

• façamos tudo que for necessário com excelência;

• convivamos a serviço uns dos outros.

 

Os Sistemas de Ensino Mackenzie, em suas estruturações institucionais e legais, são responsáveis por:

• produzir materiais didáticos e recursos pedagógicos afins, que realizem editorialmente a proposta pedagógica dos Sistemas;

• oferecer às escolas parceiras treinamento de equipes docentes e assessoria pedagógica em nossa Proposta Educacional.

É importante ressaltar que não nos compete, em nossa atual estruturação institucional ou legal, gerir ou determinar nenhum aspecto da vida institucional da escola.

Na alfabetização, utilizamos o Método Fônico e noções da neurociência, pauta de estudos acadêmicos recentes e de comprovada eficiência. Para conhecer mais de nossa metodologia de alfabetização, clique aqui.

Atualmente, nossos materiais didáticos são cuidadosamente redigidos e acompanhados por uma equipe de aproximadamente 60 profissionais, especializados e formados em nossa visão pedagógica. Compromissados com essa visão, temos realizado um trabalho de grande fôlego para trazer os especialistas de cada disciplina e segmento que escrevem e revisam o material para pensar as matérias em conformidade com os documentos oficiais (LDBEN, PCN e BNCC), e em coerência com a proposta educacional dos Sistemas.

Para os Sistemas de Ensino Mackenzie, essa é uma questão de suma importância, porque somos sistemas na visão educacional e no alinhamento de práticas pedagógicas. Os livros são a realização de nosso modelo pedagógico para leitura e estudo do aluno, considerando os componentes escolares determinados por lei para cada idade e segmento. Isso significa que é o professor, alinhado aos coordenadores e ao diretor, quem planeja as sequências didáticas. Não somos, portanto, um sistema apostilado.

Entendemos a importância das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem, e temos trabalhado pelo desenvolvimento de um portal que contenha, cada vez mais, recursos para aumentar a acessibilidade dos alunos e professores aos objetos do conhecimento, e também um importante recurso de regionalização do material, já que cada escola e estudante poderá escolher aquilo que melhor atende sua necessidade. No portal, também temos um programa de Avaliação Diagnóstica e Simulados de Enem e Vestibular.

Para os pais, também disponibilizamos no portal material que os ajude a pensar sobre assuntos relacionados à educação de seus filhos.

Para a comunidade escolar de maneira geral, temos as revistas dos Sistemas, informativos mensais enviados por e-mail e Facebook, com assuntos pedagógicos.