Professor Dr. Lucas Freire do CMLE recebe prêmio internacional

No dia 5 de novembro, o prof. Lucas Freire do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica esteve em Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, para apresentar no Instituto Acton a Preleção Calihan (Calihan Lecture) deste ano, por ocasião do recebimento do Prêmio Michael Novak 2018.

12.11.201816h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

No dia 5 de novembro, o prof. Lucas Freire do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica esteve em Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, para apresentar no Instituto Acton a Preleção Calihan (Calihan Lecture) deste ano, por ocasião do recebimento do Prêmio Michael Novak 2018.

No dia 5 de novembro, o prof. Lucas Freire do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica esteve em Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, para apresentar no Instituto Acton a Preleção Calihan (Calihan Lecture) deste ano, por ocasião do recebimento do Prêmio Michael Novak 2018. Freire discutiu sobre a temática da "Crise na Praça Pública" tomando como ponto de partida a teologia pública na tradição cristã reformada. A palestra fez parte de uma conferência internacional sobre o mesmo tema. Outros convidados especiais foram os teólogos Miroslav Volf da Universidade Yale e Richard Turnbull, do Centre for Enterprise, Markets and Ethics baseado em Oxford.

O tema da crise na praça pública tem sido discutido por todo o mundo em referência ao embate entre políticos e eleitores de direita e de esquerda. Boa parte da literatura a respeito do tópico denuncia a globalização e a economia de mercado como causas profundas da crise. O prof. Freire, na sua palestra, mostrou que, pelo contrário, é o mau uso do mercado e da globalização, distorcidos por uma esfera política bastante inchada, que levam ao desânimo da população em geral com a praça pública. Para o prof. Freire, seguindo a linha teórica do falecido intelectual e primeiro-ministro holandês Abraham Kuyper (1837-1920), a raiz do problema encontra-se no pressuposto religioso de que o processo político seria divino, pois as pessoas depositam sua esperança nele. A praça pública é composta por várias esferas, além da esfera política, e cada uma tem o seu papel a desempenhar. O inchaço do processo político atrofia as demais esferas.

A palestra do prof. Freire, que foi ao mesmo tempo o discurso de aceitação do Prêmio Michael Novak 2018 oferecido pelo Instituto Acton, discutiu também os papeis positivos que o mercado e as associações intermediárias têm a contribuir para a praça pública na formação de comunidades e promoção de valores. A palestra foi precedida de uma recepção para que os convidados pudessem interagir com o palestrante, e seguida de um jantar de encerramento. Além do próprio Instituto Acton, a revista religiosa norte-americana The Banner relatou detalhes sobre a palestra.

O prof. Freire falou também como convidado no dia 9 de novembro aos membros da filial da Alexander Hamilton Society no Hillsdale College em Michigan. O grupo discutiu as causas e possíveis consequências da eleição de Jair Bolsonaro ao cargo de presidente da república do Brasil. Os alunos daquela universidade que compareceram puderam interagir com o prof. Freire a respeito dos desafios que o presidente eleito tem pela frente e questões de política externa. OHillsdale Collegian, um jornal interno, entrevistou o professor do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica em sequência à sua palestra.

O vídeo da Preleção Calihan pode ser acessado no site https://livestream.com/ActonInstitute/kuyperconf