Estudo aponta que Roraima está em primeiro lugar no índice de liberdade econômica do País

08.06.202112h00 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudo aponta que Roraima está em primeiro lugar no índice de liberdade econômica do País

MANAUS – O Estado de Roraima está em primeiro lugar no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual, que mede a capacidade dos indivíduos agirem na esfera econômica sem restrições indevidas. O índice varia de zero (menos liberdade) a 10 (mais liberdade) e é uma medida relativa ao desempenho dos Estados e do Distrito Federal. Roraima foi avaliado com 8.92.

A nota média do conjunto das unidades federativas do Brasil cresceu para 7,66 ante 7,09 do relatório passado. É um ligeiro aumento e compatível com a melhoria que o País obteve no Economic Freedom of the World 2020 do Fraser Institute.

“A minha gestão tem foco no desenvolvimento econômico e social. Desde que assumi o Governo, tenho buscado o diálogo com empresários de fora que tenham interesse em investir em Roraima, gerar emprego e renda, e contribuir para o crescimento econômico do Estado”, disse o governador Antonio Denarium.

Para o secretário estadual da Fazenda, Marcos Jorge, a primeira colocação do Estado de Roraima no índice de 2020, demonstra claramente que o governador Antonio Denarium está conduzindo o Estado no caminho certo.

“A agenda prioritária deste Governo é a atração de novos investimentos, fortalecimento dos investidores locais, melhoria do ambiente de negócios e tudo isso está evidenciado no presente estudo. Então, recebemos com muita satisfação essa primeira colocação e isso só nos dá mais estímulo no núcleo econômico para continuarmos promovendo as melhorias que têm sido feitas no Estado de Roraima”, aponta o secretário.

Liberdade econômica

Marcos Jorge explica que mais liberdade econômica significa mais emprego e Roraima tem batido recordes, tanto em 2019 quanto em 2020, como o Estado que mais gerou empregos proporcionalmente no Brasil.

A liberdade econômica também estimula os empreendedores individuais e a abertura de novas empresas. Marcos Jorge destaca que os dados da Junta Comercial demonstram claramente o quanto Roraima tem evoluído em termos de criação de novas empresas. No primeiro trimestre de 2021, a Junta Comercial registrou aumento de 1.801 novas empresas, um aumento de 24% no total de abertura de novas empresas.

“Então, todos esses dados vêm coroar o trabalho que vem sendo feito pelo governador Antonio Denarium, para que nós tenhamos um Estado mais próspero e de volta ao caminho do crescimento e do equilíbrio econômico, deixando de vez para trás o triste pesadelo da intervenção federal que nós passamos no final de 2018”, comemora.

Fonte: https://revistacenarium.com.br/estudo-aponta-que-roraima-esta-em-primeiro-lugar-no-indice-de-liberdade-economica-do-pais/