CMLE apoia Dia Mundial da Propriedade Intelectual

29.04.201915h29 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

CMLE apoia Dia Mundial da Propriedade Intelectual

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica é a única organização brasileira signatária de uma carta em defesa dos direitos de propriedade intelectual divulgada nesta semana.

O documento, referendado por 77 think tanks de 39 países, foi divulgado oficialmente no Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril). O texto destaca a importância desses direitos para o desenvolvimento e a inovação, além de pedir providências contra organizações criminosas que violam a propriedade intelectual. A carta foi enviada ao diretor geral Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Francis Gurry.

"O contrabando e a pirataria continuam a infestar a economia mundial. As estimativas mais recentes apontam que a parcela de bens contrabandeados passou de 2,5% do comércio global para 3,3%, ou 509 bilhões de dólares. Enquanto isso, o custo da pirataria online se aproxima dos 52 bilhões de dólares. Esses produtos nocivos não apenas financiam empreendimentos criminosos e prejudicam a reputações comerciais, mas causam danos físicos aos consumidores", diz o documento.

A carta pede que a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, ligada à ONU, trabalhe com os países para melhorar os regimes de produção à propriedade intelectual e apoie a inclusão desses direitos como parte da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Nesta quarta-feira (30), a carta vai ser debatida em um evento organizado pela Aliança pela Propriedade Intelectual, em Washington (EUA).