O processo de incubação na UPM considera uma Jornada Empreendedora em quatro fases evolutivas: Ideação; Pré-Incubação; Incubação; e Empresas Associadas.

Ideação

Essa fase tem por objetivo identificar as principais hipóteses associadas ao desenvolvimento de uma startup, incluindo as hipóteses de problema, produto, mercado e crescimento, e realizar a modelagem inicial da empresa. Para empresas de base tecnológica, o nível de maturidade da tecnologia (TRL) ao final da fase de ideação deve ser o TRL 2.

Prazo: 06 (seis) meses com avaliação bimensal para permanência do empreendedor.

Pré-Incubação

Essa fase tem por objetivo realizar provas de conceito (PoCs), validação e demonstração de produtos em laboratório, desenvolvimento de protótipos, descoberta e validação de mercado, elaboração do plano de negócios e formalização da empresa. Para empresas de base tecnológica, o nível de maturidade da tecnologia (TRL) ao final da fase pré-incubação deve ser o TRL 5.

Prazo: 12 (doze) meses com avaliação quadrimestral para permanência do projeto.

Incubação

Nessa fase a empresa deve ser capaz de demonstrar seus produtos e serviços em ambiente real, entregar uma solução completa e qualificada, fazer o lançamento do produto ou serviço, captar clientes e obter maturidade suficiente para sobreviver no mercado de forma autônoma e independente. Para empresas de base tecnológica, o nível de maturidade da tecnologia (TRL) ao final da fase de incubação deve ser o TRL 9.

Prazo: 12 (doze) meses, prorrogável por até 02 (dois) períodos de mais 12 (doze) meses, totalizando no máximo 36 (trinta e seis) meses.

Empresa Associada

Empresa que já passou pelo processo de incubação, mas tem interesse em manter o vínculo com o sistema e continuar a usufruir de seus benefícios e infraestrutura.

Prazo: indeterminado.