Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

TCC

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade desenvolvida nos dois últimos semestres do Curso de Psicologia. É o coroamento do percurso trilhado pelo aluno durante os anos de formação e integra conhecimentos de ordem teórica e prática, estimulando a reflexão crítica sobre o conhecimento adquirido e as possibilidades de atuação do Psicólogo. A apresentação dos trabalhos é pública, em evento que congrega a comunidade acadêmica da UPM e convidados, configurando-se como uma oportunidade para compartilhar esses trabalhos com um público mais amplo.

 

Manual de TCC I e II - 2019

Calendário de TCC I e II - 2º semestre de 2019

 

Para maiores informações:

tccpsico@mackenzie.br

Estágios

O curso prevê duas modalidades de estágios:Os Estágios Básicos que se associam a disciplinas específicas e que estão contidos na matriz curricular e os Estágios específicos a serem obrigatoriamente realizados por alunos de nonas e décimas etapas e que garantem ao exercício da prática supervisionada em, pelo menos três áreas possíveis de atuação no mercado de trabalho. Estes ocorrem nas duas últimas etapas do curso, com supervisão semanal de 04 horas - máximo de 08 alunos por turma; possui duas ênfases: processos clínicos e processos de prevenção e promoção da saúde coletiva. A primeira foca no atendimento clínico individual e a segunda nas demandas institucionais.
Na primeira o aluno desenvolve seu estágio em psicoterapia breve (infantil, adolescente e adulto) e no atendimento em instituições de saúde (hospital, CAPS etc), na segunda ênfase o aluno realiza seu estágio em instituições das áreas da: Psicologia Comunitária, Escolar, Jurídica e Organizacional e do Trabalho.

Vagas de Estágios

 

 

Atividades Complementares

São atividades realizadas fora das disciplinas do curso com o objetivo de ampliar a formação profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos não contemplados pelas disciplinas curriculares.
Todos os alunos deverão cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas ao longo do curso nas seguintes modalidades: Ensino – atividades de aquisição e/ou transmissão de conhecimentos, cultura e formação geral que complementam as realizadas na matriz curricular do curso. Pesquisa – atividades que envolvam a sua participação no desenvolvimento, investigação e replicação de conhecimentos, metodologias e procedimentos de intervenção, bem como a divulgação dos resultados dessas ações em eventos ou publicações científicas.Extensão – atividades realizadas na interface entre universidade e comunidade, tais como estágios extra-curriculares, trabalhos voluntários, dentre outras. Contemplando pelo menos 1 hora de atividade em cada modalidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividades de Extensão

As atividades de extensão no curso de Psicologia visam possibilitar que o aluno entre em contato com as demandas da comunidade. Os professores coordenam diversos projetos em instituições como empresas, hospitais, escolas, oferecendo a possibilidade à comunidade de acesso a resultados de pesquisas e estratégias na área de Psicologia. Ao alunos é oferecida a oportunidade de atividades práticas, sempre com a orientação de um professor, mantendo uma troca criativa com a comunidade, possibilitando o treinamento para a futura atuação em Psicologia.

Pesquisa / PIBIC

O curso de Psicologia possui forte ênfase na pesquisa incentivando o aluno a desenvolver pensamento científico desde o início da formação, As disciplinas que ensinam pesquisa percorrem transversalmente o curso  desde o inicio até ao sua conclusão portanto, o envolvimento dos alunos em projetos de pesquisa é incentivado pela UPM por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/ PIVIC). A Iniciação Científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

Provas SUB e PAF

Calendário indisponível