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Atividades Acadêmicas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório do Curso de Letras e se caracteriza como experiência de investigação científica que resulte em ação pedagógica, para o curso de Licenciatura, ou atividade de pesquisa, para o curso de Bacharelado.

Estágio é a atividade de capacitação em serviço e se define pelo exercício pré-profissional das atividades características da área de  Letras. No Curso de Letras, há duas modalidades de estágio:

  • Estágio Supervisionado de Ensino, previsto no projeto pedagógico do Curso, que é obrigatório a todos os alunos optantes pela Licenciatura;
  • Estágio Extracurricular, opcional, que funciona como complemento à formação da graduação.

As Atividades Complementares constituem uma componente curricular obrigatória do Curso de Letras para os ingressantes a partir de 2006. Correspondem a 200 horas de atividades acadêmicas, científicas ou culturais a serem desenvolvidas, na Universidade ou fora dela, ao longo do curso de graduação. As horas devem ser cumpridas fora do horário regular das aulas e podem ser desenvolvidas em monitorias, disciplinas eletivas, projetos de pesquisa, participação em eventos e congressos, visitas a museus e exposições, etc. Somente será convalidada a participação em eventos cadastrados pela Coordenação de Atividades Complementares (CAC).

Arquivos úteis:

Monitoria

É o conjunto de atividades de apoio acadêmico exercidas, sob a orientação de um professor, por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do CCL, atendido o disposto no Ato da Reitoria no 4, de 12 de abril de 2002. A Monitoria é exercida, única e exclusivamente, em ambientes acadêmicos do CCL, e se caracteriza pela coleta de dados e informações que possam contribuir para a preparação das aulas e de outras atividades vinculadas às disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor na preparação do material didático e paradidático a ser utilizado nas disciplinas monitoradas; pela colaboração com o professor nas aulas, seminários, trabalhos práticos e de laboratórios ou ateliês vinculados às disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor na orientação e no esclarecimento de dúvidas dos alunos matriculados nas disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor nas pesquisas vinculadas às disciplinas monitoradas; e pelo auxílio ao professor em outras atividades acadêmicas vinculadas às disciplinas monitoradas.

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.

Dúvidas frequentes