Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória. O aluno deve elaborar um trabalho escrito, orientado por um docente da UPM, sobre um tema de atuação do farmacêutico, praticando a pesquisa científica. É encarado como mais uma etapa da formação do profissional. Deve despertar vocações e incentivar talentos potenciais para a ciência, fomentando a curiosidade e o espírito questionador. O TCC deve ser centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado pelo orientador como facilitador e mediador do processo para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, privilegiando a abrangência do conhecimento farmacêutico e a da interdisciplinaridade.

A profissão farmacêutica possui diversas áreas de atuação e o aluno precisa conhecê-las para melhor direcionar seu futuro profissional. Para tanto, o aluno realizará estágios obrigatórios nessas grandes áreas: Farmácia Pública/Drogaria; Farmácia Hospitalar; Indústria Farmacêutica; Análises Clínicas e Toxicológicas; Alimentos e Homeopatia. O Mackenzie possui diversas empresas cadastradas que oferecem estes estágios, além de estrutura para a realização dos estágios em Indústria, Análises Clínicas e Alimentos no próprio Campus. Além destes, o aluno pode realizar estágios não obrigatórios, via CIEE, nestas diversas áreas. Todos estes estágios são supervisionados e orientados por uma coordenadoria própria de estágios.

Documentos

 

São atividades realizadas fora da matriz curricular e tem por objetivo ampliar a formação profissional possibilitando o desenvolvimento de habilidades e aquisição de experiências. As atividades complementares deverão ser realizadas de acordo com as seguintes modalidades: Ensino – cursos de extensão, palestras, monitoria, curso de idioma estrangeiro; Pesquisa – participação na iniciação científica, projetos de pesquisa e nos congressos científicos; Extensão – atividades voltadas à comunidade, trabalhos voluntários, visitas técnicas às Indústrias farmacêuticas, entre outras. Cada atividade é validada em horas de atividades complementares, devendo o aluno cumprir 120h para colação de grau, contemplando pelo menos 1 hora de atividade em cada modalidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O curso de Farmácia prioriza nas atividades de extensão, o contato de alunos e professores com a comunidade com o objetivo de promover a saúde com visão multidisciplinar. Com a colaboração de outros cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde desenvolve ações integrais para promoção da saúde. São realizadas atividades de atenção e assistência farmacêutica, exames laboratoriais e campanhas de saúde. Os projetos atualmente em andamento são “Qualidade de Vida e Responsabilidade Social”, “Mackenzie Voluntário”, “QualiMack” e “Amazon Vida”. A  Coordenação de Extensão também promove palestras, seminários, oficinas e visitas técnicas em temas atuais abertos ao público interno e externo.

A carreira farmacêutica naturalmente desperta uma inclinação à investigação científica. Os alunos do curso de Farmácia do Mackenzie têm oportunidades de participar de  projetos de pesquisa sobre várias áreas de Farmácia  sob orientação de uma equipe de professores. Por meio desses estágios de Iniciação Científica, os alunos desenvolvem o pensamento científico, participam do processo de produção de conhecimento e de congressos científicos e, ainda, poderão participar de programas de intercâmbio nas universidades estrangeiras. Os programas de iniciação científica PIBIC/CNPq e PIBIC/MackPesquisa  oferecem bolsa  que gera desconto na mensalidade.