Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

TCC

Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA, deverão realizar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como requisito necessário à obtenção do grau.

Os referidos trabalhos visam avaliar o envolvimento do graduando no campo da pesquisa científica e a capacidade em desenvolver seus conhecimentos acerca do tema escolhido, somados aos aprendizados adquiridos ao longo da graduação.

Esse momento consolida todos os esforços e recursos alocados aos alunos pela Universidade, para que tenham os pré-requisitos necessários para encerrarem o ciclo da graduação, além de contribuir com mais conhecimento para o meio acadêmico e acarretar frutos profissionais aos seus graduandos.

Estágios

O estágio oferecido nos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA, conforme Resolução normativa do Conselho Federal de Educação – MEC,  tem como objetivo proporcionar um complemento prático em relação aos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nos cursos,  sendo considerado como atividade fundamental para a boa formação acadêmica e o crescimento profissional. Por meio da vivência empresarial e do relacionamento com profissionais, gerado pelo estágio, que o aluno se prepara para ingressar no mercado de trabalho.

O CCSA apoia o aluno na busca por vagas de estágio e oferece por meio da coordenadoria de estágio, suporte antes e durante o seu estágio, além de orientações, resultantes dos contatos e reuniões do CCSA com as empresas conveniadas.

Atividades Complementares

As “Atividades Complementares” do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos dos Cursos de Administração, Administração com Linha de Formação em Comércio Exterior, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A integração do conhecimento teórico à prática tem se constituído em um dos diferenciais que os cursos do CCSA vêm desenvolvendo e tem contribuído para o melhor entendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares.

Atividades de Extensão

A Extensão no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas está pautada por atividades integradas com o Ensino e a Pesquisa em ações transformadoras por meio de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de Serviços, entrelaçando os segmentos da universidade a fim de ampliar o alcance do saber construído ou adquirido na academia à formação integral do aluno e o exercício da responsabilidade social do Ensino Superior no atendimento das demandas da Comunidade Externa.

Pesquisa / PIBIC

A coordenação de pesquisa no CCSA tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que congreguem professores e alunos dos diferentes níveis, desde a graduação ao doutorado. A capacidade de resolver problemas de forma inovadora e com base em metologia científica tem contribuído para que os alunos do CCSA venham obtendo sucesso na acirrada disputa de vagas no mercado de trabalho.

Iniciação Científica

O CCSA disponibiliza o e-mail pibic.ccsa@mackenzie.br para aqueles que se interessarem em participar de projetos de pesquisa, possam manifestar o seu anseio e dúvidas, além de manter plantões de apoio uma vez por semana, onde os alunos podem obter informações conversando diretamente com o professor plantonista.

Grupos de Pesquisa do CCSA

Os grupos de pesquisa têm por finalidade promover a sinergia de esforços, visando a construção e compartilhamento de conhecimento em torno de temáticas específicas, constituídos por docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos, que se agregam em torno de temáticas comuns a serem estudadas por meio de linhas de pesquisa.

Núcleo de Apoio a Pesquisa

Os grupos de pesquisa têm por objetivos: Aprofundar o conhecimento sobre uma determinada temática; estimular a produção acadêmica sobre uma temática específica; desenvolver a competência de pesquisa de discentes por meio da participação em projetos de pesquisa liderados por pesquisadores do grupo.

A Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie disponibiliza o Núcleo de apoio à Gestão de Projetos (NAP).  Visando o estímulo à realização de excelentes projetos de pesquisa por parte dos professores pesquisadores, mestrandos e doutorandos, são disponibilizadas bolsas de estudo, mediante critérios pré-estabelecidos, oriundas de diferentes fontes de fomento, como o Mackpesquisa e agências de fomento governamentais. Os professores do CCSA têm obtido crescente sucesso na obtenção de chancela quer seja por parte do Mackpesquisa, quer seja por parte de órgãos governamentais, o que atesta a qualidade da pesquisa que vêm sendo desenvolvida na Unidade.