Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui atividade obrigatória para a conclusão do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Modalidades Licenciatura e Bacharelado, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consiste em um trabalho monográfico com orientação individualizada e tem o objetivo principal de aprimorar a formação acadêmica e profissional dos alunos, desenvolvendo habilidades e os capacitando a realizar investigações de natureza cientifica ou pedagógica. O TCC busca integrar diferentes conhecimentos construídos ao longo do curso e, ao realizá-lo, o aluno vivencia o processo de autoria de uma produção acadêmica.

Os Estágios Obrigatórios em Ciências Biológicas visam proporcionar o envolvimento do graduando em atividades que permitirão aprimorar suas habilidades e competências para o exercício ético, técnico e responsável da profissão. Na Modalidade Licenciatura, são realizadas 400 horas de estágio, com a orientação dos docentes das disciplinas específicas da licenciatura e sob a coordenação do Núcleo de Estágios Educacionais. Na Modalidade Bacharelado, os estágios são distribuídos nos dois semestres finais do curso, sendo realizadas 180 horas em cada, totalizando 360 horas. Os Estágios Não Obrigatórios são estimulados ao longo de todo o curso e contam com o apoio da Área Administrativa de Estágios.

 

As Atividades Complementares são parte da integralização curricular e possuem caráter de complementação dos conteúdos ministrados, promovendo atualização permanente acerca de temas emergentes ligados às Ciências Biológicas. Englobam a iniciação científica, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão, seminários extra-classe, participação em eventos científicos, visitas técnicas e saídas a campo. Essas atividades poderão ocorrer também fora do ambiente da Universidade e serão reconhecidas mediante preparação de relatórios ou pela apresentação de documentos comprobatórios.

Para o Bacharelado a carga horária é de 280 horas, incluídas as 80 horas de saída a campo e contemplando pelo menos 1 hora em cada uma das modalidades: ensino, pesquisa e extensão.

- Para a Licenciatura a carga horária é de 200 horas incluídas as atividades teórico práticas de aprofundamento.

As atividades de Extensão Universitária criam oportunidades de interação entre a Universidade e a comunidade em geral. Os projetos de extensão envolvem docentes e discentes no planejamento e realização de atividades vinculadas às áreas especializadas da matriz curricular do curso de Ciências Biológicas, atendendo interesses da comunidade beneficiada. Participando de ações extensionistas os alunos agregam excelência à sua formação acadêmica, aprendendo procedimentos e valores que acabam se tornando diferenciais até mesmo no mercado de trabalho. Os alunos envolvidos em projetos de extensão ainda podem ser beneficiados com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão do Mackenzie (PIBEX).

O Treinamento Científico e a Iniciação Científica são a porta de entrada para o universo da pesquisa. No Treinamento Científico o aluno tem a oportunidade de acompanhar a rotina de um laboratório e de aprender técnicas empregadas no mesmo, sem um projeto de pesquisa. A Iniciação Científica costuma ser um passo seguinte ao treinamento científico, envolvendo a redação do projeto, a condução das suas várias etapas e, no final, a elaboração de um relatório. Todas essas fases devem ser orientadas por um pesquisador. Esse projeto pode ser submetido ao Programa Institucional de Iniciação Científica do Mackenzie (PIBIC) ou às agências de fomento à pesquisa, como FAPESP e CNPq, para solicitação de bolsa de iniciação científica.