Este ano de 2018, marca a união do Complexo Educacional Mackenzie com o Instituto Cristão de Castro (ICC), ou seja, com o Colégio IC.

O Mackenzie foi fundado em 1870, em São Paulo, e desenvolveu-se, desde o seu início humilde, de uma escolinha de Educação Infantil até os dias atuais, com cursos que abrangem a pré-escola até os cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje são mais de 47 mil alunos em seis localidades diferentes: São Paulo – SP; Barueri – SP; Campinas – SP; Brasília – DF; Palmas – TO, e Rio de Janeiro – RJ, às quais soma-se, agora, Castro – PR, como a sétima unidade.

Agregamos, desta forma, a tradição e visão de vanguarda do Mackenzie, com a mesma tradição centenária e excelência educacional do ICC. Juntos, esperamos construir um futuro promissor para o Colégio IC, crescendo em influência e modernização das nossas instalações, construindo sobre o sólido alicerce educacional já firmado e reconhecido em todo o Paraná.

Escola é lugar de investigação, de pesquisa. A melhoria da assimilação do conhecimento se processa não somente quando se trabalha a confiabilidade dos dados e as formas básicas de transmissão, mas também quando nos concentramos na forma, nos métodos e nos caminhos que definem tanto como os dados chegam aos alunos, como de que maneira os alunos chegam aos dados e às informações.

O Colégio IC caminha em harmonia com a visão do Mackenzie, que considera a escola lugar de investigação e de pesquisa, não restringido isso ao campo universitário, mas preparando adequadamente para a entrada no ensino superior. Pesquisa escolar começa desde a pré-escola em seus projetos educacionais, partindo de situações vivenciais bem simples, até às teorizações mais complexas no Ensino Médio e Técnico – âmbito de atuação do ICC.

Muitos têm ideias erradas sobre investigação e pesquisa. Aqueles que desprezam a noção de Deus acham que têm o monopólio da ciência e não percebem que só conseguem investigar exatamente porque Deus existe como fonte e estabilidade de tudo que foi criado. Esses, por vezes, desprezam aqueles que firmam em Deus os seus trabalhos e a sua vida. Outros, mesmo reconhecendo a pessoa de Deus, fogem da investigação e da pesquisa com receio e medo de que elas os afastem de Deus.

Em nossas Instituições, encontramos plena harmonia na investigação e pesquisa com a nossa confessionalidade. Ancoramos o sentimento de querer saber mais na nossa feitura à imagem e semelhança de Deus e no comissionamento que todos recebem de dominar a criação e sujeita-la, reconhecendo, em tudo, Aquele que formou o universo.

Existe um trecho de um Salmo (10:4) muito pertinente a esta questão: “o perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações”. Ele nos indica que a investigação aproxima de Deus. Que a ausência de investigação, afasta de Deus e leva à perversidade. Ele nos diz que, quem investiga, realmente, é aquele que está tão submerso em seu orgulho e soberba, que não consegue reexaminar e confrontar as suas premissas com a realidade.

Que tenhamos, no Colégio IC, um excelente ano, cheio de investigação, de pesquisa; de formação de princípios, valores e convicções que promovam o crescimento real em conhecimento, sabedoria e graça.

Solano Portela
Diretor de Operações da Educação Básica

Instituto Presbiteriano Mackenzie