E nasce mais um instrumento de combate às fake News

COMO EVITÁ-LAS?

06.03.202020h24 Julia Cacella Araujo, Maria Eduarda Veloso Campos

Compartilhe nas Redes Sociais

E nasce mais um instrumento de combate às fake News

Os últimos anos foram marcados por grande avanço tecnológico. Isso fez com que as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, tomassem lugar de destaque no que diz respeito ao mundo virtual. Essas redes acabaram por se tornar meios de divulgação das chamadas fake news. Estas, resumidamente, são notícias falsas publicadas nos veículos de comunicação como se fossem informações verídicas. Além disso, para piorar a situação, elas se espalham muito rapidamente, como um vírus. Assim, a sociedade precisa agir para combatê-las, para que, aos poucos, consigamos acabar com o poder que essas notícias falsas têm sobre todos nós.

Nesse contexto, diversos instrumentos de combate têm sido criados, como é o caso da plataforma, ainda em fase de testes e aprimoramento, desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Essas duas universidades se uniram para a criação de uma ferramenta, disponível via web e via WhatsApp, que possibilita checar se uma notícia é falsa ou verdadeira.

O sistema da plataforma identifica, com 90% de precisão, notícias que são inteiramente falsas ou inteiramente verdadeiras. O método utilizado é baseado no machine learning, um ramo de inteligência artificial que se baseia no conceito que sistemas têm a capacidade de aprender com dados, identificando seus padrões para poderem tomar decisões sem a interferência do homem. Assim, ele aprende a identificar estruturas que aparecem de maneira recorrente em textos, classificando-os como verdadeiros e falsos.

Portanto, com essa nova ferramenta, há um avanço no combate às fake news, pois a checagem da veracidade de uma notícia é feita de uma forma rápida, fácil e eficiente, o que contribui para que a sociedade não fique à mercê de informações falsas que podem  manipula-las e influenciá-la negativamente. Ela pode ser acessada no site: https://otwoo.app/nilc-fakenews.