Atualidades

Mackenzie Rio: Economista dá dicas para gerar renda em meio à pandemia

29.05.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Rio: Economista dá dicas para gerar renda em meio à pandemia

As medidas de isolamento social e restrições a fechamentos de comércios e empresas têm afetado a renda de empresários e trabalhadores brasileiros. Para tentar amenizar a queda brusca de renda, o Governo trabalhou linhas de injeção de renda e crédito em duas frentes: pessoa física e empresas. 


O mercado de trabalho, como de costume, é um dos últimos setores a reagir após uma crise e por consequência, a renda também é afetada.
A luta não acabará quando acabar a transmissão do Covid. Por hora, temos que cuidar de nossa saúde e seguir as orientações das instituições sanitárias, mas, para o futuro, será necessário se reinventar e se acostumar ao “novo normal” em forma de convivência e em funcionamento do mercado.

O uso do trabalho remoto, usando meios tecnológicos veio para ficar, e ele é um forte aliado no trabalho e obtenção de renda. 

Veja, a seguir, as dicas da professora de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Michele Nunes:

•    Atualize seu negócio já existente para uma plataforma digital. Caso seja funcionário de alguma empresa, essa linha também pode ser tomada pela mesma e se optar por um trabalho híbrido ou totalmente remoto;

•    Caso não tenha um negócio e não tenha mais um emprego formal, liste habilidades e especialidades para encontrar novas formas de realizar serviços;

•    Busque diversificar a carteira. Tenha, se possível, mais de uma fonte de renda. Mais de um trabalho ou investimento podem ajudar.

•    Leve sempre em conta as necessidades que o cenário pede. Durante a pandemia destacam-se os serviços essenciais (produtos do setor alimentício, limpeza e higiene têm tido prioridade no consumo das famílias). Após a pandemia, todos os setores demandarão uma nova forma de venda, conectada e com um novo perfil de consumidor;

•    Se não domina plataformas digitais, invista em associações temporárias com essas empresas;

•    Como consumidor, organize as finanças pessoais, para estar protegido em casos de emergência. É sempre importante, numa pandemia ou não: comprar só o necessário e nada de modismo; comprar à vista ou fazer o pagamento total do cartão de crédito; deixar para um momento “mais leve” os gastos supérfluos como viagens; e sempre manter uma reserva de dinheiro, mesmo que pouca.

•    Nesse “novo mundo”, o supérfluo não tem espaço. Se desfaça (venda) do que não precisa mais e faça uso consciente de seu consumo e hábitos diários. 

•    Nesse “novo mundo”, o olhar humano se fará necessário. Mais empatia e solidariedade serão observadas.