Atualidades

Dicas para calouros do Mackenzie Rio

Está ansioso para vida universitária? A gente te ajuda!

29.07.202111h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas para calouros do Mackenzie Rio

Chegou a hora de se tornar um universitário mackenzista! É um novo ambiente, uma nova rotina, novos amigos e muitos desafios. Mas não precisa se desesperar, calouro! Nós separamos algumas dicas para você ficar por dentro e ter a melhor experiência na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio! Confira esse “manual de sobrevivência” a seguir:

Conheça o TIA!

O Terminal Informativo Acadêmico – TIA é a sua identidade dentro do mundo universitário do Mackenzie. Nessa plataforma digital você tem acesso a suas notas, faltas, grade curricular, horários de aula, etc. Para fazer login, basta utilizar sua matrícula e a data de nascimento ao contrário como senha (ano/mês/dia).  

 

Conecte-se ao Wi-Fi!

Sim, nós temos acesso à internet gratuita nas instalações do Mackenzie Rio, então não precisa se preocupar e gastar seu 4G!

 

Moodle

O Moodle é um espaço virtual onde alunos e professores interagem, conteúdos dos cursos são disponibilizados e ferramentas e funcionalidades específicas para ensino e aprendizagem são aplicados. O acesso ao Moodle pode ser feito pelo TIA ou por este link. Para fazer login, utilize o número "6" + "sua matrícula" e a mesma senha do TIA.

 

Não esqueça de devolver os livros na biblioteca

Nós amamos emprestar nossos livros, mas muita gente esquece de devolver! E há multa, então é preciso ficar ligado e prestar atenção aos prazos de devolução! Cada aluno da graduação tem direito a retirar seis livros e permanecer com eles por sete dias. Cada livro alugado pode ser renovado até cinco vezes. Essa renovação pode ser feita pela internet ou nos balcões de atendimento – se não houver reserva!

 

As horas complementares são obrigatórias!

Você precisa delas para se formar. É isso mesmo! Mas não precisa ficar desesperado. Como em diversas instituições de ensino, aqui no Mackenzie Rio você precisa completar uma quantidade de horas em atividades extracurriculares até o final da graduação. Elas se dividem em três categorias: acadêmicas, científicas e extensão/cultural, e variam bastante de curso para curso. É necessário sempre apresentar um comprovante para validar as horas. Algumas atividades, por exemplo, são promovidas pelo próprio Mackenzie – palestras, jornadas acadêmicas, oficinas e grupos de pesquisa – e podem valer mais de 40 horas. Maravilhoso, né?

 

Conheça os núcleos

Aqui, os alunos são estimulados a exercitar a criatividade, capacidade crítica, habilidade de tomada de decisões, espírito empreendedor e a visão estratégica. Realizam projetos, vivenciam teorias e conceitos, colocam em prática suas ideias e participam da Empresa Júnior e dos Núcleos de Práticas Jurídicas e de Pesquisas Econômicas.

 

Estágio é uma das melhores partes da faculdade!

No Mackenzie Rio, a graduação não se resume às aulas teóricas. O processo de aprendizagem é completo, com diversas oportunidades para colocar a mão na massa e aplicar todo aquele conhecimento que você anotou no caderno. Os cursos possuem uma carga horária obrigatória de estágio e você pode aproveitar para ganhar experiência na sua área e ainda juntar uma graninha. E vale destacar que o Mackenzie Rio é reconhecido pela elevada empregabilidade de seus alunos. O alto número de contratos de estágio intermediados pela Faculdade é prova disso. Temos um grupo no telegram para você ficar por dentro das oportunidades. Clique Aqui.

 

Saiba mais sobre o mundo das pesquisas

Se você é interessado em pesquisa e sua aplicação à vida cotidiana, não dá para deixar de fazer uma iniciação científica. Você poderá se aprofundar em um assunto de seu interesse e terá a oportunidade de realizar trabalhos de campo. Além de valer como horas complementares, a iniciação científica te ajudará quando chegar o momento de fazer o TCC.

 

Você pode ser um voluntário

Mais do que absorver conhecimento e investir em si mesmo, aqui você também aprende como é importante ajudar o próximo. O Mackenzie Rio pensa sempre numa formação completa. Por isso, fazer trabalho voluntário é algo valorizado. Temos o Mackenzie Voluntário, que desenvolve diversas atividades sociais, que contribuem para um mundo melhor. Algumas delas requerem conhecimentos específicos e você pode colocar em prática sua profissão. Além de valer horas complementares e agregar algo extremamente relevante para o currículo, esse tipo de ação faz com que você cresça pessoalmente.

 

Redes sociais? A gente ama!

Para ficar antenado em tudo que acontece na Mackenzie Rio, você não pode deixar de acompanhar nossas redes. O @mackenzieriooficial está no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.