O Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental além das aulas da graduação, é utilizado para o programa de pós graduação lato e stricto sensu que desenvolvem junto com os acadêmicos pesquisas e treinamento de habilidades.

A infraestrutura contempla as necessidades para a prática da cirurgia experimental com animais de pequeno e médio porte (especialmente, camundongos, ratos, hamsters e coelhos). Sua planta física é compreendida por um biotério, um depósito para a guarda de materiais (ração e maravalha), e salas de cirúrgicas.

Dispõe dos equipamentos e materiais específicos para a realização e documentação de procedimentos cirúrgicos experimentais, como, p. ex., equipamento anestésico, termo-cautério, cilindro de oxigênio, mesas cirúrgicas em calha, lâmpada cirúrgica, mesa para instrumentador, instrumentos cirúrgicos, equipamento para fotografia e filmagem, microscópio cirúrgico, lupas, balança para pesagem de animais e balanças analíticas de precisão, dentre outros.
Está prevista para o ano de 2021 a realização de obras de ampliação da área física do laboratório, assim como a compra de novos equipamentos e materiais permanentes. 

Localização:  Subsolo
Informações: Lilo Coradaci
E-mail: lilo.coradaci@fempar.edu.br
Telefone: (41) 3240-5527