“Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente. Tu que tivestes o teu corpo perturbado em seu repouso profundo pelas nossas mãos ávidas de saber, o nosso respeito e agradecimento."


Carl Rokitanky.
 

Todos os maiores de 18 anos podem ser doadores.

Para isso, é importante refletir, conversar com amigos e familiares, e estar certo sobre a sua decisão.

Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco para que possamos esclarecê-la.

Depois de decidido, você deve preencher e assinar um “Termo de Intenção de Doação” , que é registrado em cartório. Não esqueça que seus familiares devem autorizar a doação após a morte e, portanto, devem estar cientes de seu desejo.

Se você mudar de idéia, é só nos avisar. O preenchimento do termo NÃO torna obrigatória a doação.

A família, após a morte  de um familiar, também pode optar pela doação, mesmo que ela não tenha sido feita em vida.

Após  a doação, o corpo passará por técnicas de conservação para poder ser utilizado para ensino e pesquisa, conforme sua doação.

Os futuros profissionais são treinados para trabalhar com os corpos e têm profundo respeito e dedicação, assim com o seu médico tem por você.

Todos os dados a seu respeito e em relação a doação são estritamente confidenciais.

Não.

Entretanto, todos os custos para efetivar a doação e transportar o corpo ficam por conta da universidade e você não tem nenhuma outra despesa, pois não haverá enterro.

O reconhecimento e a satisfação que você terá por estar  contribuindo para o ensino e a pesquisa científica serão a sua retribuição.