Uma estratégia de longo prazo para o Brasil

29.10.202011h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Uma estratégia de longo prazo para o Brasil

Por Elaine Marcial*

 

No dia 26 de outubro o Presidente da República, juntamente com o Ministro da Economia, publicou o Decreto n.10.531, que institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil, para o período 2020-2031. A estratégia, formulada pelo Ministério da Economia, apresenta três cenários econômicos e os eixos da estratégia: econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social, bem como suas principais diretrizes.

A inciativa tem grande importância para o país, pois fornece um direcionamento aos órgãos do Estado e aos agentes econômicos para os próximos 11 anos. Além disso, os cenários apresentados contribuem com uma das suas principais funções, que é a de gerar aprendizado antes da ocorrência dos eventos. Ao mostrarem as consequências da não aprovação das reformas, em especial a fiscal, sinalizam a importância de solucionarmos os problemas associados a essa força motriz, oportunamente.

Cabe agora a cada ator, capaz de promover as mudanças necessárias, propor sugestões criativas de como transformarmos as diretrizes apontadas em realidade, em especial em um ambiente de recursos escassos. Para tanto, pensar “fora da caixa” será necessário.

Lembro que, para um país, 11 anos é médio prazo. Não há nem mesmo tempo de colhermos os futuros de vários investimentos, como por exemplo, os em educação fundamental, tema tratado no documento que necessita de uma “revolução” e de uns 20 anos para colhermos seus frutos. Cenários para países devem ser de pelo menos 20 anos, mas reforço que isso já é um começo e a iniciativa é louvável.

Outro ponto que é destacado no documento que merece ser melhor explorado é o fato de terem considerado o ambiente econômico internacional neutro, em função do impacto que essa variável pode causar na economia nacional e no desenvolvimento do país. Lembro que temos sido impactados há décadas por diferentes crises econômicas internacionais, que novas provavelmente ocorrerão nos próximos 11 anos.

Esse tipo de abordagem não é adequado na construção de cenários, pois não nos force informação sobre uma variável motriz que pode alterar o curso dos acontecimentos. Sendo assim, essa possibilidade dever ser pensada, avaliada suas consequências, e um “plano B” formulado, caso esse possível cenário de instabilidade internacional ocorra. O país não pode ser surpreendido, os agentes econômicos devem estar preparados, e temos que considerar isso em nossos projetos, avaliando seus riscos e traçando estratégias de como continuar avançando mesmo em momentos de crises mundiais. Assim evitamos estratégias atabalhoadas, que podem nos levar mais para o fundo do poço.

O exemplo mais conhecido mundialmente são os cenários da Shell da década de 1970. A Shell não previu o que iria acontecer, mas levantou a possibilidade e se preparou para tal. Como foi a única das empresas de petróleo que havia pensado antecipadamente, era a única que estava preparada para enfrentar a crise do petróleo.

Cenários são utilizados justamente para pensarmos com antecedência as possiblidades de futuro e, assim, estarmos melhor preparados para enfrentar a incerteza. A reflexão sobre a incerteza associada, principalmente, às variáveis muito motrizes, gera aprendizado que facilita a tomada de decisão antecipada, além da auxiliar na priorização das apostas estratégicas que devemos fazer. Também nos auxilia a priorizar nossas ações em momentos de crise, pensando essas questões antes dos eventos ocorrerem.

O amplo debate dos temas, envolvendo o maior número de atores auxilia nesse processo e deve ser uma prática na construção de cenários, mesmo quando a formulação da estratégia seja top down, como acontece na maioria das organizações ao redor do mundo.

Ao tempo em que parabenizo a iniciativa do Ministério da Economia por fornecer ao país um rumo, questiono os demais órgãos do Estado e os agentes econômicos: qual será a sua contribuição na construção do desenvolvimento do país? E ainda, qual será a contribuição de cada cidadão brasileiro nessa empreitada? Se formos juntos, vamos longe.

 

Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil – Link : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.531-de-26-de-outubro-de-2020-285019495

 

https://bit.ly/3e2EO85

 

*Dra. Elaine Marcial é coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (NEP-Mackenzie).