Mackenzie sedia Congresso “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã”

Mackenzie sedia Congresso “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã” 

18.07.201910h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie sedia Congresso “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã”

Evento ocorreu no auditório principal do CPMB, reunindo artistas, líderes eclesiásticos e especialistas para um debate sobre arte, meio ambiente e fé cristã. O papel da fé cristã no debate sobre as questões ambientais e a reflexão bíblica sobre sustentabilidade foram os temas centrais do evento.

 

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) recebeu na sexta-feira, 19, em seu auditório principal, a abertura do Congresso “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã”, organizado pela Mocidade Para Cristo (MPC) e pela TearFund. O evento, com programação que durou até o sábado (20), propôs um espaço de debate sobre o envolvimento cristão nas problemáticas ambientais, reunindo artistas, ambientalistas e demais interessados na discussão, que será sustentada também por produções musicais, artes plásticas e literárias. Em dois dias, a agenda contou com apresentações artísticas, palestras e uma mesa redonda com líderes eclesiásticos, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Nesta edição, que é a segunda do encontro, mais de 100 pessoas participaram. 

 

No primeiro dia, o evento teve a apresentação do músico Roberto Diamanso, seguida da palestra “A Crise mortal do Planeta: O que isso tem a ver com a fé cristã?”, que foi conduzida pelo teólogo com Ph.D em Estudos Inter-culturais e mestrado em Missiologia, Timóteo Carriker. Em seguida, houve outra apresentação musical, dessa vez com os músicos Carlinhos Veiga e Gladir Cabral. Veiga, conhecido no circuito da Música Popular Brasileira (MPB), é pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte, em Brasília, e um dos organizadores e idealizadores do evento.

 

No sábado, 20, após reabertura do evento, ocorreu a palestra “Meio Ambiente e impacto sobre a proteção da infância e adolescência nas comunidades mais vulneráveis do País – A atuação da Visão Mundial Brasil”, ministrada por Raissa Rossiter, socióloga, doutora em gestão e diretora nacional da Visão Mundial Brasil. Concomitantemente, o Fórum Literário, liderado pelos músicos Gladir Cabral e João Leonel, encerrou a manhã.

 

Após o intervalo, às 15h30, a Mesa Redonda “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã” iniciou a etapa final do Congresso, com Vinícius Buffon, engenheiro agrícola da Embrapa Cerrado, Paulo Ueti, ambientalista da Campanha Renovar Nosso Mundo, o músico, acadêmico e pastor, Gladir Cabral, e o presidente do Instituto Marcos Daniel, Marcelo Renan. À noite, subiu ao palco o músico Rubão Lima, abrindo espaço para a palestra “Libertando o nosso planeta”, também ministrada por Timóteo Carriker. A cerimônia de encerramento foi às 20 horas.

 

Projeto

 

A proposta de criação do Congresso partiu de uma reflexão acerca de posicionamentos a serem adotados em defesa do meio ambiente, após o anúncio das barragens com risco de rompimento, no Brasil - alerta emitido em decorrência das tragédias de Mariana (MG) e Brumadinho (MG) “Recebi um convite para participar de um evento nas imediações de Belo Horizonte, no acampamento Mocidade Para Cristo e, enquanto eu me preparava para o evento, recebi um comunicado da organização de que não aconteceria, devido a uma ameaça de rompimento de barragem. O acampamento ficava nas imediações de São Sebastião das Águas Claras , também conhecido como Macacos, distrito da cidade de Nova Lima (MG). É um dos pontos onde existem uma série de barragens com risco iminente de rompimento”, explicou Carlinhos Veiga.

 

O evento, que era sobre arte cristã e foi cancelado devido à ameaça, levou o músico à iniciativa de projetar uma ocasião para apreciar e utilizar a linguagem da arte para discutir como os cristãos devem se posicionar em relação a ações de proteção do Meio Ambiente. “Muita gente acha que não tem nada a ver, mas meio ambiente tem tudo a ver com fé cristã. Se você pega a temática do Meio Ambiente, ela perpassa toda a Bíblia. De Gênesis até Apocalipse. Mais do que isso, a Bíblia sempre fala de um Deus que está restaurando a criação e não apenas o ser humano”, disse. 

 

“Quando você vê Jesus falando, Deus falando, o próprio texto do Apocalipse falando sobre como será essa redenção, fala sobre novos céus e nova terra. Ou seja, o novo homem habitará novos céus e nova Terra. E segundo a Palavra de Deus nos mostra, não é outro Céu e outra Terra que não seja esse Céu e essa Terra redimidos”, acrescentou o artista, que define o Congresso também como uma resposta aos episódios de Mariana e Brumadinho, entre outras ações com impactos destruidores do meio ambiente, “é a linguagem artística usada como uma maneira para abordar o tema”, concluiu.

 

----

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098