Mackenzie Brasília participa da 1ª Semana da Engenharia e da Agronomia do DF e destaca participação no controle tecnológico do Túnel de Taguatinga

Laboratórios de engenharia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília realizam controle tecnológico da obra junto ao Consórcio Future ATP-Prisma.

19.10.202116h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília participa da 1ª Semana da Engenharia e da Agronomia do DF e destaca participação no controle tecnológico do Túnel de Taguatinga

BRASÍLIA, 8 DE OUTUBRO DE 2021 - O controle tecnológico do túnel de Taguatinga -- Região Administrativa localizada a 25 km do Plano Piloto -- nos laboratórios de engenharia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) foi o tema do painel apresentado pelo professor Vinícius Resende Domingues, na 1ª Semana da Engenharia e da Agronomia do Distrito Federal, ocorrida entre 27 de setembro e 1º de outubro.

 

O evento, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Distrito Federal (SENGE-DF), com apoios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (MUTUA-DF), teve como tema a “Retomada do crescimento com uso de tecnologias de ponta sustentáveis”.

 

Participaram do encontro, como palestrantes, o Secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho de Oliveira, que conversou com os presentes sobre o Corredor Eixo Leste, que conectará Regiões Administrativas da Saída Sul de Brasília com o Plano Piloto, o presidente da NOVACAP, Fernando Rodrigues Ferreira Leite, que falou sobre a zeladoria e a infraestrutura urbana no DF, e a presidente do CREA-DF, Fátima Ribeiro, que explorou a valorização e a responsabilidade técnica na engenharia e na agronomia.

 

“O primeiro encontro foi muito interessante para discutirmos, não só entre os presentes, mas também com a sociedade, pelo menos inserindo alguns pontos no debate público, questões essenciais para a mobilidade urbana e, claro, para oferecer ainda mais transparência sobre as obras em Taguatinga. Falamos sobre o avançar das obras do Túnel e a atuação da FPMB no controle tecnológico, junto ao Consórcio Supervisor Future ATP-Prisma. Para mim é uma grande honra fazer parte, colaborar e aprender com uma obra que irá transformar o Distrito Federal”, comentou o professor.

 

Túnel de Taguatinga e o Mackenzie

 

A construção do Túnel de Taguatinga é uma das obras mais aguardadas do Distrito Federal. Com 1.010 metros de extensão, duas pistas paralelas de três faixas de rolagem em cada sentido e uma ligação subterrânea direta com a Ceilândia, pela Via Elmo Serejo, a via também será uma alternativa para o próprio Centro de Taguatinga, mitigando a retenção de veículos, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília (Clique aqui para ler).
 

Se por um lado irá desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam diariamente pela região, por outro, a atual Avenida Central de Taguatinga será transformada em um Boulevard com foco nas pessoas e comércio da região. O fluxo na Avenida irá concentrar veículos do transporte público, como o BRT, e visitantes interessados em usufruir do local. Por isso, inclusive, há um projeto de paisagismo em execução e as calçadas serão todas revitalizadas, segundo o GDF.

O Mackenzie Brasília, em parceria com o Consórcio Supervisor ATP Prisma, responsável pela supervisão das obras, que é uma das mais importantes do Distrito Federal nos últimos anos, participa do controle tecnológico da obra com equipamentos modernos dos laboratórios da FPMB.


O controle tecnológico do Túnel de Taguatinga na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) foi tema de live nocanal oficial da instituição no Youtube (acesse aqui), ano passado em duas ocasiões. Clique aqui e aqui para assistir.