Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília assina termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

06.10.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília assina termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

O evento virtual foi transmitido pelo canal do TJDFT no YouTube

 

Nesta quarta-feira (29), o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, assinou termo de cooperação juntamente com os representantes da Faculdade de Direito do Mackenzie Brasília, professor Mac Cartaxo e professor Walter Eustáquio Ribeiro. Representantes de outras instituições também estiveram presentes e assinaram o acordo: Edson Luiz Zangrando, Reitor do Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, e Francisco Mendes, Diretor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. O evento virtual foi transmitido pelo canal do TJDFT no YouTube.

 

O acordo visa prover orientação jurídica gratuita, por meio dos Núcleos de Prática Jurídica - NPJs das faculdades signatárias, a pessoas desacompanhadas de advogados durante as audiências de conciliação ou sessões de mediação promovidas pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs. Nesse sentido, a Coordenadora do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família - Nuvimec/Família, Juíza Marina Xavier, vislumbrou a oportunidade da atuação dos NPJ’s nas sessões de mediação conferindo mais segurança às partes na tomada de decisão. As mediações pré-processuais - quando ainda não há processo judicial iniciado - na área de família estão atingindo excelente índice de acordo (média de 89%), a expectativa é aumentar ainda mais esse índice com a parceria firmada hoje.

 

O TJDFT tem sido pioneiro e tem estado à frente na busca de soluções para o nosso povo”, disse o professor Walter, destacando a importância do momento para o Mackenzie e para o DF. Mac Cartaxo acrescentou, afirmando que a Faculdade Mackenzie está totalmente alinhada com esse esforço de tradição e inovação que o Tribunal demonstra nessa parceria que busca mitigar o litígio. “Esse acordo proporciona uma oportunidade ímpar para que nossos estudantes estejam na lide desde a mais tenra idade, olhando uma perspectiva nova de diminuir o litígio e fomentar a conciliação”.

 

“Esse termo oportuniza consolidar o treinamento dos nossos alunos para que possam ter uma formação mais próxima da realidade e do mercado de trabalho”, afirmou o Reitor da UniEuro, Edson Zangrando. Francisco Mendes, por sua vez, ressaltou a antiga parceria do IDP com o TJDFT, também em outras frentes, destacando que “a renovação dessa parceria nos enche de ânimo e de esperança em poder continuar contribuindo para desenvolvimento dos nossos alunos e por contribuir com a população do DF”. O Diretor do IDP enalteceu a iniciativa e frisou que “o Tribunal é reconhecido por sua excelência, celeridade e caráter inovador por iniciativas como essa”.

 

O Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, agradeceu a todos os envolvidos, em nome da Juíza Marina Xavier, pela concretização dessa importante parceria, e falou sobre inovação na busca de solução de conflitos: “Mais uma vez estamos na vanguarda no desenvolvimento de projetos voltados para uma eficiente prestação jurisdicional, que busca viabilizar o pleno acesso ao poder judiciário e também promover estratégias de desjudicialização”. E finalizou: “Aliar a expertise do mediador com a teoria aprendida nos bancos das faculdades para, na prática, fomentar auxílio jurídico certeiro é a chave para a tomada de decisões certeiras pelas partes”.

 

Prestigiaram o evento: Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, 1ª Vice-Presidente do TJDFT; Desembargadora Sandra De Santis, 2ª Vice-Presidente do TJDFT; Desembargadora Carmelita Brasil, Corregedora da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; Juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, Márcio Evangelista; Juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, Luís Carlos de Miranda; Juiz auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Eduardo Henrique Rosas; Juíza auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Marilza Neves Gebrim; Juiz auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto; coordenadora do curso de Direito da Unieuro, Míria Soares Enéias; coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unieuro, Danilo da Costa Ribeiro; coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Mackenzie Brasília, Suzana Borges Viegas de Lima; Professor e Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do IDP, Guilherme Cardoso Leite; e demais autoridades.

 

*Com informações da assessoria de imprensa do TJDFT

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

Informações

 

Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie

imprensa_mackenzie@viveiros.com.br

(11) 2766-7280

 

Celular de plantão: (11) 9.8169-9912

 

Siga-nos no Instagram: instagram.com/imprensamackenzie

 

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Rafael Querrer - (61) 9.86232599 / (61) 3521-9098 - rafael.querrer@viveiros.com.b