Compartilhe nas Redes Sociais

Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

O curso abordará conceitos e boas práticas de planejamento estratégico, tendo como principal desafio traduzir este conhecimento de maneira adequada e relevante para as instituições eclesiáticas que tem como missão a proclamação do Evangelho.

Objetivo

Estabelecer estratégias em igrejas e instituições religiosas é uma atividade de fundamental importância, pois garante que estas organizações atinjam suas missões em alinhamento aos seus recursos disponíveis. Este curso tem por objetivo capacitar os participantes a desenvolver, implementar e gerenciar estratégias adequadas às suas organizações e ao ambiente e momento em que elas se inserem, transformando as demandas, necessidades e desejos em um plano estratégico com objetivos claros e factíveis.

Público-Alvo

Pastores, missionários, líderes cristãos e gestores de igrejas e instituições religiosas que possuam Graduação e que estejam envolvidos no estabelecimento das estratégias e das diretrizes em organizações cristãs.

Possibilidades de Atuação

Os egressos deste curso estarão aptos a atuar em comitês de liderança e de planejamento estratégico, implementando ações em projetos de planejamento estratégico, além de capacitar líderes em suas organizações para atuar em planejamento estratégico.

Programa

  • O ambiente externo e o ambiente interno de uma organização e suas pressões e demandas;
  • Fundamentos em Planejamento Estratégico: conceitos, objetivo, processo e estratégias típicas;
  • Tipos de estratégia a serem implementadas em organizações religiosas. Definição de visão, missão, crenças e valores;
  • Técnicas de análise de cenários: Modelo de Forças de Porter e Análise SWOT;
  • Análise dos recursos organizacionais;
  • Ferramentas para definição da estratégia: BSC, PRISM, PESTEL, OKR;
  • Tomada de ações corretivas e ajustes. Implementação dos objetivos estratégicos. Gestão da mudança;
  • Avaliação – Apresentação do Planejamento estratégico.