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Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

O curso de Metodologias Ativas e Educação Híbrida visa apresentar, numa perspectiva imersiva, a compreensão da potência das metodologias ativas em ambientes e contextos de educação formal, não formal e corporativo. Aborda os conceitos e as funcionalidades das metodologias ativas, a partir da apropriação e integração de linguagens digitais e ferramentas para o planejamento de atividades formativas que ampliem a ação docente nos diversos âmbitos e contextos formativos.

Objetivo

Conhecer as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e apropriar-se de abordagens metodológicas e tecnológicas que favoreçam a participação ativa e colaborativa dos estudantes em contextos de formação que envolvam o uso de tecnologias digitais como suporte para experiências de ensino e aprendizagem. Realizar experiência imersiva, por meio da construção ativa e colaborativa que estimule a autonomia e o protagonismo dos estudantes e reflita em sua ação pedagógica.

Público-Alvo

Docentes, pesquisadores e outros profissionais graduados de diferentes áreas interessados em conhecer e fazer uso de metodologias ativas e da educação hibrida como novas possibilidades de ensinar e aprender em ambientes educacionais formais, não formais e corporativos. 

Possibilidades de Atuação

O aluno estará apto a organizar e desenvolver estratégigas didáticas por meio de metodologias ativas e uso de ferramentas digitais e ensino híbrido para cursos livres, em ambientes formais, não formais e corporativos.

Programa

  • Introdução Metodologias Ativas e Ensino Híbrido;
  • Metodologias Ativas: características e estratégias e tecnologias;
  • Ensino Híbrido: características, estratégias e tecnologias;
  • Metodologias Ativas e Base Nacional Comum Curricular - BNCC;
  • Metodologias Ativas e Educação Híbrida: aprendizagem personalizada e inovação;
  • O papel do professor no protagonismo estudantil – Sistematização de Atividades e de Aulas; 
  • Avaliação (Apresentação dos Projetos de Ensino e Estratégia Didática usando Metodologias Ativas).