
O Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico é o evento de abertura do semestre letivo. Nessa edição, a proposta é a construção coletiva de uma política educacional orientadora, que nos ajude a impulsionar ainda mais a excelência das experiências de ensino e aprendizagem em nossa Universidade.
O evento, que vai acontecer entre os dias 03 e 07 de agosto, será on-line, por meio das plataformas Zoom (para os Webinars) e TEAMS (para os grupos de trabalho).

Profª. Dra. Victoria Marsick
Columbia University (Estados Unidos)
Profª. Dra. Victoria Marsick
English
Marsick, Victoria. Victoria J. Marsick, Ph.D. Is Academic Director, Adult Learning & Leadership of Department of Organization & Leadership, at Teachers College, Columbia University. She holds a Ph.D. in Adult Education from the University of California, Berkeley, and an M.P.A. in International Public Administration from Syracuse University. She worked extensively in Asia and other countries with not-profit organizations, and directed staff development and training at UNICEF, prior to joining the faculty at Teachers College.
Columbia University is one of the world's most important centers of research and at the same time a distinctive and distinguished learning environment for undergraduates and graduate students in many scholarly and professional fields. The University recognizes the importance of its location in New York City and seeks to link its research and teaching to the vast resources of a great metropolis. It seeks to attract a diverse and international faculty and student body, to support research and teaching on global issues, and to create academic relationships with many countries and regions. It expects all areas of the University to advance knowledge and learning at the highest level and to convey the products of its efforts to the world.
Português
Victoria J. Marsick é Diretora Acadêmica de Aprendizagem de Adultos e Liderança do Departamento de Organização e Liderança, na Teachers College, Columbia University. Ela é Ph.D. em Educação de Adultos pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e M.P.A. em Administração Pública Internacional pela Syracuse University. Ela trabalhou extensivamente na Ásia e em outros países com organizações sem fins lucrativos, e dirigiu o desenvolvimento e treinamento de funcionários na UNICEF, antes de ingressar no corpo docente da Teachers College.
A Columbia University é um dos centros de pesquisa mais importantes do mundo e, ao mesmo tempo, um ambiente de aprendizado distinto e significativo para estudantes de graduação e pós-graduação em muitos campos acadêmicos e profissionais. A Universidade reconhece a importância de sua localização na cidade de Nova York e procura vincular sua pesquisa e ensino aos vastos recursos de uma grande metrópole. Procura atrair um corpo docente e discente diversificado e internacional, apoiar a pesquisa e o ensino sobre questões globais e criar relacionamentos acadêmicos com muitos países e regiões. Espera que todas as áreas da Universidade avancem com conhecimento e aprendizado ao mais alto nível e transmitam os produtos de seus esforços ao mundo.

Prof. Dr. Peter C S Taylor
Murdoch University (Austrália)
Prof. Dr. Peter C S Taylor
English
Peter Taylor, Ph.D., has been in academia since 1982. As a postgraduate supervisor/advisor/mentor of many teacher educators from universities in Asia, Africa and the South Pacific, he became deeply attuned to their rich cultural capital, and came to appreciate the pressing need for education systems worldwide to protect and nurture biocultural diversity. This abiding ethical commitment was the driving force behind developing the approach of research as transformative learning.
Murdoch University is ranked as one of the top 100 young universities (under 50) in the world. Having been at the forefront of Australian research for more than 40 years, Murdoch’s academics, alumni and students have led the way in uncovering some of the world’s most ground-breaking research discoveries. Welcoming new students into its ever growing global community, Murdoch brings pioneering minds together to celebrate education and diversity and to challenge conventional thinking.
Português
Peter Taylor, Ph.D., leciona desde 1982. Como supervisor/orientador/mentor de pós-graduação de muitos educadores em universidades na Ásia, África e Pacífico Sul, Taylor tornou-se profundamente conectado ao seu rico capital cultural, e passou a avaliar a necessidade premente dos sistemas de ensino em todo o mundo de proteger e nutrir a diversidade biocultural. Esse permanente compromisso ético foi a força motriz por trás do desenvolvimento da sua abordagem de pesquisa em Aprendizagem Transformadora.
A Universidade de Murdoch é classificada como uma das 100 melhores universidades jovens (abaixo de 50 anos) do mundo. Tendo estado na vanguarda da pesquisa australiana por mais de 40 anos, os acadêmicos, ex-alunos e estudantes de Murdoch abriram o caminho para algumas das descobertas científicas mais inovadoras do mundo. Acolhendo novos alunos em sua crescente comunidade global, Murdoch reúne mentes pioneiras para celebrar a educação e a diversidade e desafiar o pensamento convencional.

Prof. Dr. Jeff King
Executive Director, Center for Excellence in Transformative Teaching and Learning, Univ of Central Oklahoma (EUA)
Prof. Dr. Jeff King
English
Jeff King, Ed.D., is a foundational architect of the University of Central Oklahoma’s (UCO’s) Student Transformative Learning Record (STLR), which develops students’ soft skills and expands students’ perspectives of their relationships to self, others, community, and environment. STLR is an evidence-based process employing authentic assessment within a Transformative Learning framework that creates documented evidence of student growth. He also leads UCO’s faculty professional development unit. He has worked as faculty and in faculty professional development in higher education for over 30 years.
UCO - With strong connections throughout the Oklahoma City metro, the University of Central Oklahoma is dedicated to developing in students the confidence to succeed through transformative learning experiences. Central prides itself as a smart investment for success, preparing future leaders in an opportunity-rich environment, with access to more than 200 student organizations and the internship, employment, entertainment and cultural offerings of the rapidly growing Oklahoma City metropolitan area. Founded in 1890 and accredited by the Higher Learning Commission of the North Central Association of Colleges and Schools, Central connects its nearly 15,000 students to unmatched value found in 122 undergraduate areas of study and 78 graduate programs from its main campus in Edmond and facilities throughout the metro area.
Português
Jeff King, Ed.D., é um dos fundadores do sistema STLR (Student Transformative Learning Record – Registro de Aprendizagem Transformadora do Aluno) da Universidade de Central Oklahoma (UCO), que desenvolve as soft skills dos alunos e expande suas perspectivas acerca de si mesmos, com os outros, com a comunidade, e meio ambiente. O STLR é um processo baseado em evidências que emprega uma avaliação autêntica dentro de uma estrutura de Aprendizagem Transformadora que cria evidências documentadas do crescimento dos alunos. Ele é professor e trabalha no desenvolvimento profissional de outros professores no ensino superior há mais de 30 anos, e também lidera a unidade de desenvolvimento profissional do corpo docente da UCO.
UCO - Com fortes conexões em toda região metropolitana de Oklahoma City, a University of Central Oklahoma dedica-se a desenvolver nos alunos a confiança para ter sucesso por meio de experiências de uma Aprendizagem Transformadora. A UCO se orgulha de ser um investimento inteligente para o sucesso, preparando futuros líderes em um ambiente rico em oportunidades, com acesso a mais de 200 organizações estudantis e ofertas de estágio, emprego, entretenimento e cultura da área metropolitana de Oklahoma City, que cresce rapidamente. Fundada em 1890 e credenciada pela Comissão de Ensino Superior da Associação Central de Faculdades e Escolas do Norte, a UCO conecta seus quase 15.000 alunos a um valor incomparável por meio de 122 áreas de graduação e 78 programas de pós-graduação em seu campus principal em Edmond e outros espaços na região metropolitana.

Profª Me. Nalini Chitanand
Durban University of Technology (África do Sul)
Profª Me. Nalini Chitanand
English
Nalini Chitanand is the Coordinator: Staff development at the Centre for Excellence in Learning & Teaching (CELT) at the Durban University of Technology. She has practiced in the field of academic development for almost two decades, in various areas of academic staff professional development. The principles of transformative learning and critical reflexivity strongly underpins her practice. Her interest lies in co-creating, building and advancing knowledge in higher education praxis and research. She leads the Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) programme at her university. Nalini participates as a Steering Committee member in national collaborative project, New Academics Transitioning in Higher Education Project (NATHEP) involving 15 South African universities and participates in the International Transformative Educational Research Network (ITERN).
With approximately 33 000 students, the Durban University of Technology (DUT) is located in the beautiful cities of Durban and Pietermaritzburg (PMB). As a University of Technology, it prioritises the quality of teaching and learning by ensuring its academic staff possess the highest possible qualification that they can get. DUT, a member of the International Association of Universities, is a multi-campus university of technology at the cutting edge of higher education, technological training and research.
Português
Nalini Chitanand é a coordenadora de desenvolvimento de pessoal no Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem (CELT) da Universidade de Tecnologia de Durban. Ela atua no campo de formação acadêmica há quase duas décadas, em várias áreas do desenvolvimento profissional. Os princípios da Aprendizagem Transformadora e da reflexividade crítica sustentam fortemente sua prática. Seu interesse está na cocriação, construção e avanço do conhecimento em práticas e pesquisas no ensino superior. Ela lidera o programa de Bolsa de Ensino e Aprendizagem (SoTL) em sua universidade. Nalini participa como membro do Comitê Diretor no projeto de colaboração nacional, New Academics Transitioning in Higher Education Project (NATHEP), envolvendo 15 universidades sul-africanas e participa da Rede Internacional de Pesquisa Educacional Transformadora (ITERN).
Com aproximadamente 33.000 estudantes, a Universidade de Tecnologia de Durban (DUT) está localizada nas belas cidades de Durban e Pietermaritzburg (PMB). Como Universidade de Tecnologia, prioriza a qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo que sua equipe acadêmica possua a mais alta qualificação possível. A DUT, membro da Associação Internacional de Universidades, é uma universidade de tecnologia com vários campi na vanguarda do ensino superior, formação tecnológica e pesquisa.

Profª. Drª. Sandra Thompson
Technological University of Dublin (Irlanda)
Profª. Drª. Sandra Thompson
Sandra Thompson
English
Sandra Thompson, MAcc, is instructors in the School of Business at Technological University Dublin (TU Dublin).
Sandra’s research interests are the changing landscape of the accounting profession, particularly in technology and analytics, and student-centred teaching and learning. Current projects include a 3-year pilot of a curriculum transformative project funded by the Higher Education Authority. She is about to commence her post graduate studies in the field of assessing transversal skills in higher education.
TU Dublin is Ireland’s newest and largest university with 28,000+ students and 3,500 academic and support staff. Its mission is to ‘Make the World a Better Place’. Sandra is chief architects and co-leads of the Student Transformative Learning Record (STLR) initiative being deployed at the Blanchardstown campus (5,000 students) which uses Moodle as its Learning Management System (LMS).
Português
Sandra Thompson, Macc é professora da Escola de Negócios da Universidade Tecnológica de Dublin (TU Dublin).
Os interesses de pesquisa de Sandra são as mudanças no cenário da profissão contábil, particularmente em tecnologia e análise, e ensino e aprendizagem centrados no aluno. Os projetos atuais incluem um piloto de três anos de um projeto de currículo transformador financiado pela Higher Education Authority. Ela está prestes a iniciar seus estudos de pós-graduação no campo da avaliação de habilidades transversais no ensino superior.
A TU Dublin é a mais nova e maior universidade da Irlanda, com mais de 28.000 estudantes e 3.500 funcionários acadêmicos e de apoio. Sua missão é "Tornar o mundo um lugar melhor". Sandra é a principal arquiteta e co-líderes da iniciativa Student Transformative Learning Record (STLR – Registro de Aprendizagem Transformadora do Aluno), que está sendo implantada no campus de Blanchardstown (5.000 estudantes), que usa o Moodle como seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS).

Prof. Dr. Paul Dervan
Technological University of Dublin (Irlanda)
Prof. Dr. Paul Dervan
Prof. Dr. Paul Dervan
English
Paul Dervan, MBA is instructors in the School of Business at Technological University Dublin (TU Dublin).
Prior to joining TU Dublin as a full-time academic in 2011. Paul’s research interests have centred on the use of technology to enhance student engagement and learning. His work has been published by the International Conference on Engaging Pedagogy (ICEP) and by the All Ireland Society for Higher Education (AISHE). He has also worked to develop students’ global outlook using the ‘Global Class’ concept pioneered at Durham College, Oshawa, Canada.
TU Dublin is Ireland’s newest and largest university with 28,000+ students and 3,500 academic and support staff. Its mission is to ‘Make the World a Better Place’. Sandra and Paul are also the chief architects and co-leads of the Student Transformative Learning Record (STLR) initiative being deployed at the Blanchardstown campus (5,000 students) which uses Moodle as its Learning Management System (LMS).
Português
Paul Dervan, MBA é professor da Escola de Negócios da Universidade Tecnológica de Dublin (TU Dublin).
Antes de ingressar na TU Dublin como acadêmico em período integral em 2011, os interesses de pesquisa de Paul se concentraram no uso de tecnologia para aprimorar o envolvimento e o aprendizado dos alunos. Tem trabalhos publicados na International Conference on Engaging Pedagogy (ICEP) e pela All Ireland Society for Higher Education (AISHE). Ele também trabalhou para desenvolver a perspectiva global dos alunos por meio do conceito pioneiro de Durham College, Oshawa, Canadá, de "Classe Global".
A TU Dublin é a mais nova e maior universidade da Irlanda, com mais de 28.000 estudantes e 3.500 funcionários acadêmicos e de apoio. Sua missão é "Tornar o mundo um lugar melhor". Sandra e Paul também são os principais arquitetos e co-líderes da iniciativa Student Transformative Learning Record (STLR – Registro de Aprendizagem Transformadora do Aluno), que está sendo implantada no campus de Blanchardstown (5.000 estudantes), que usa o Moodle como seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS).

Mozart Neves Ramos
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mozart Neves Ramos
Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão - Itália (1987-1988). Foi Professor da UFPE de 1977 a 2013. Foi Pró-Reitor Acadêmico da UFPE (1992-1995) e presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993). Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco em 1996-1999 e 2000-2003 e presidiu a Andifes (2002/2003). Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). É autor dos livros Sem educação não haverá futuro (2018), Educação brasileira: uma agenda inadiável (2015) e Educação Sustentável (2006), co-autor do livro A Urgência da Educação (2011).
Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002). Foi Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna (2014-2019). Professor Emérito da UFPE (2019). Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação (2018-2022) e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP - Ribeirão Preto (2020).
A dinâmica do Fórum e seu propósito
O Fórum
O Fórum terá uma parte conceitual, para a discussão da ideia da Aprendizagem Transformadora (AT), seguida das oficinas em grupos de trabalho, que traçarão as bases norteadoras para o desenvolvimento de uma política educacional orientada à AT.
Também teremos a oportunidade de discutir quais são as competências-chave que precisamos desenvolver com os alunos, especialmente no que se refere às demandas por soft skills, isto é, competências que vão além dos conhecimentos específicos de cada profissão (hard skills) e dizem respeito à forma como lidamos conosco, com o outro, com a comunidade e com o meio ambiente. Após os debates e os trabalhos dos grupos, a PRGA consolidará em um documento nossa política educacional orientadora.
As palestras contarão com a participação dos professores doutores e especialistas em AT: Victoria Marsick, da Columbia University (Nova York); Peter Taylor, da University of Murdoch (Austrália); Nalini Chitanand, da Durban University of Technology (África do Sul); Sandra Thompson e Paul Dervan, da Technological University of Dublin (Irlanda) e Jeff King, da University of Central Oklahoma, (Edmond, Estados Unidos). Durante o evento, as palestras terão tradução simultânea.
Também contaremos com a participação do Prof. Dr. Mozart Neves Ramos, do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA-RP), que falará sobre a docência em tempos disruptivos, como os que vivemos.
Dinâmica das oficinas de cocriação da política educacional orientada à aprendizagem transformadora.
Pedimos aos professores que fiquem atentos à comunicação dos líderes nos seus cursos.
05 de agosto (4ª feira)
14h00 – 15h00 – orientações para os líderes dos grupos de trabalho (esses líderes foram indicados pelos coordenadores/diretores das Unidades Acadêmicas, conforme e-mail da PRGA).
link para reunião: https://bit.ly/LideresGruposDeTrabalho
1ª rodada
15h00 – 17h00 – grupos de trabalho dos professores das Unidades Acadêmicas conduzidos pelos professores-líderes indicados pelos diretores/coordenadores. Cada grupo deve eleger um relator. Este relator irá apresentar o resultado dos trabalhos do grupo na 2ª rodada (em reunião no dia 06/08, quinta-feira, conforme calendário abaixo). Lembrando que este relator não é, necessariamente, o líder que criou o grupo no Teams, ou seja, qualquer professor pode ser eleito relator. (Quem cria link para reunião: professores-líderes.)
15h00 – 17h00 – grupos de trabalho dos diretores e coordenadores de curso das Unidades Acadêmicas. Para essa rodada, cada grupo deverá eleger dois relatores que irão apresentar os resultados dos trabalhos do grupo em reunião no mesmo dia, das 17h às 18h, com a PRGA.
Quem cria link para reunião: PRGA (divididos em 2 grupos).
06 de agosto (5ª feira)
Oficinas de cocriação da política educacional orientada à aprendizagem transformadora.
2ª rodada -
Participantes: relatores da 1ª rodada – com participação da PRGA, os relatores dos grupos de trabalho dos professores apresentam os resultados das discussões que tiveram em suas Unidades Acadêmicas na quarta-feira à tarde. Para essa rodada, o grupo deverá eleger dois novos relatores que irão apresentar os resultados dos trabalhos do grupo na 3ª rodada (quinta-feira, dia 06 de agosto, às 17h).
14h às 15h30 - Unidades Participantes: CEFT; FCI; CCBS; CCSA e CCT. (Quem cria link para reunião: PRGA)
2ª rodada
Participantes: relatores da 1ª rodada.
15h30 às 17h - Unidades Participa