Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

FAU - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágio

O programa de estágio curricular supervisionado (que se submete ao Regulamento Geral de Estágios da UPM e à Lei Federal 11.788 de 25 de setembro de 2008, que rege a questão) é obrigatório aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. 

Deve ser cumprido no curso de Arquitetura e Urbanismo entre o início da 1ª etapa e o término da 10ª etapa, com a preferência entre o início da 6ª etapa e o término da 8ª, o mínimo de 200 horas de estágio.

Para o curso de Design deve ser cumprido 183 horas de estágio desde o  início da 1ª etapa e o término da 7ª etapa.

O programa é gerido por setorial administrativo, na esfera da Universidade, denominado Área Administrativa de Estágio (AAE), que define procedimentos e documentos necessários para a consolidação do registro dos três agentes envolvidos neste processo: Universidade/Faculdade, aluno e empresa/profissional autônomo.

O estágio é uma atividade muito importante para o estudante de graduação de Arquitetura e Urbanismo e de Design, pois complementa o seu aprendizado com uma visão do mundo real nos trabalhos prestados nas empresas ou órgãos públicos. A atividade visa o aprimoramento profissional na sua área de estudo, possibilitando o conhecimento prático das matérias teóricas passadas em sala de aula.

O estágio de estudante é obrigatório, não configurando relação de emprego, mas com alguns direitos como o recebimento de bolsa ou remuneração, se estipulado, cumprimento de carga horária prefixada e realização de seguro obrigatório contra acidentes, e após 1 ano de estágio, 30 dias de férias remuneradas. A faculdade conta com uma Coordenação de Estágio que oferece suporte aos alunos antes e durante o estágio.

O aluno poderá realizar estágio não obrigatório, com o s mesmos procedimentos do estágio obrigatório, mas sem contar como realização para o cumprimento das horas obrigatórias.

Para o curso de Arquitetura e Urbanismo a atividade de supervisor de estágio da empresa/profissional autônomo só poderá ser exercida, e, portanto aceita para fins de registro para fins de registro do contrato de estágio junto a AAE por profissional Arquiteto e Urbanista com registro profissional junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou profissional engenheiro civil com registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O programa objetiva levar o aluno a vivenciar, e confrontar, os conhecimentos adquiridos na academia com as práticas profissionalizantes desenvolvidas em empresas públicas e privadas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e de Construção, Órgãos Públicos de Planejamento e Gestão com a finalidade específica de aprimorar a sua formação de Arquiteto e Urbanista.

Para o curso de Design o programa também objetiva a reflexão dos alunos em relação a eficácia da vivência e conhecimentos adquiridos e suas relações com a realidade.

O programa conta também com o Relatório de Acompanhamento das Atividades do Estágio (RAE), fonte privilegiada para verificação do grau de aderência dos conhecimentos transmitidos ao aluno e da relação desses conhecimentos com a prática profissional, tanto do ponto de vista da concedente quanto do estagiário, retroalimentando a reflexão sabre a eficácia do ensino e da aprendizagem, a partir do olhar do mercado de trabalho. Este relatório deve ser apresentado como documento obrigatório para o registro das horas de estágio cumpridas pelo aluno, nos cursos de  Arquitetura e Urbanismo e Design.