Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, teve sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FCL), criada em junho de 1946 e reconhecida pelo decreto Nº 27515, de 28/11/1949. Na ocasião, a Faculdade oferecia os cursos de Física, Matemática e Letras.

Em 1980, pelo ato da Reitoria Nº 17/80, a unidade foi desmembrada em duas:

  • Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (FCEE), que no ano de 1999 recebeu a denominação de Faculdade de Ciências Biológicas, Exatas e Experimentais (FCBEE), oferecendo os Cursos de Biologia, Física, Matemática e Química. A partir de 2004, a unidade também passou a oferecer os Cursos de Tecnologia Elétrica e de Farmácia.
  • Faculdade de Letras e Educação (FLE), oferecendo os Cursos de Letras e Pedagogia. Em 1990, o Curso de Psicologia foi integrado à unidade, que passou a se chamar Faculdade de Letras, Educação e Psicologia (FLEP). Em 1998, com a criação do Curso de Filosofia e a transferência do Curso de Psicologia para uma unidade independente, esta passou a ser designada Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE). 

Em razão de uma nova reestruturação administrativa da Universidade, em agosto de 2006 foi criado o Centro de Ciências e Humanidades (CCH), com os Cursos de Física, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Química.

Esta configuração perdurou até meados de 2012, quando, pela Resolução do Conselho Universitário (CONSU) Nº 06/2012 e pelo Ato da Reitoria Nº 03/2012, foi criado o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), resultado da fusão entre a Escola Superior de Teologia (EST) e o Centro de Ciências e Humanidades (CCH). Esta fusão foi estabelecida com o propósito de assegurar a construção de uma Unidade Acadêmica cuja identidade estivesse diretamente vinculada à área de Humanidades e à fundação do Mackenzie.

O CEFT, além de agregar os Cursos de FilosofiaFilosofia EaDHistória EaDPedagogiaPedagogia EaD e Teologia, é composto também por um Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu - Educação, Arte e História da Cultura), inúmeros Cursos de Especialização (Lato Sensu), a Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU) e o Núcleo de Ética e Cidadania (NEC), que oferece as disciplinas Ética e Cidadania, Introdução à Cosmovisão Reformada e Ciência, Tecnologia e Sociedade para todos os Cursos de Graduação da Universidade.