CAPES


Edital nº 16/2019 - Programa Capes/Fulbright de English Teaching Assistant (ETA) para Projetos Institucionais

Inscrições até: 16/08/2019

O Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant - ETA) para Projetos Institucionais é realizado pela Capes em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright. O programa busca selecionar projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa (cidadão estadunidense – falante nativo), com intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. Duração da bolsa de até 9 (nove) meses, com início do programa no Brasil em fevereiro de 2020.

Edital nº 14/2019 – Programa CAPES/DAAD Probral

Inscrições até: 26/07/2019

O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Tem como objetivo apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Missões de estudos que Consistem no deslocamento de estudantes ao exterior a fim de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto. Com modalidades de Doutorado-Sanduíche com duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses; e Pós-Doutorado com duração de 2 (dois) a 12 (doze) meses. Duração prevista de 2 (dois) anos, podendo ser renovado por até mais 2 anos, conforme critérios de avaliação das agências financiadoras.

Edital nº 13/2019 – Programa CAPES/BRAFITEC

Inscrições até: 16/09/2019

O presente Edital selecionará projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França no âmbito do Programa Capes/Brafitec, para fomentar a formação de recursos humanos e a pesquisa na área da Engenharia por meio da mobilidade acadêmica e do intercâmbio cientifico entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares sediadas na França, nos termos do Convênio relativo ao Programa de Formação Integrada de Graduandos em Engenharia entre França e Brasil, assinado entre a Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d'Ingénieurs (CDEFI) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 25 de abril de 2002. Tem o objetivo de fomentar a formação integrada dos graduandos brasileiros e franceses na área da Engenharia nas Instituições de Ensino Superior (IES) habilitadas e diplomar engenheiros nos dois países. Aprofundar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e francesas. Estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Contribuir para a mobilidade acadêmico-cientifico de discentes, docentes e pesquisadores, vinculados a cursos de graduação na área da Engenharia nos países participantes. Promover projetos que possibilitem transferência e absorção de conhecimento, dentro de uma perspectiva crítica que produza inovação e criação na área da Engenharia. Incentivar a criação de redes de pesquisa na área da Engenharia.

Edital nº 12/2019 - Programa CAPES/Cofecub

Inscrições até: 25/07/2019

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. Modalidade de bolsas com Duração de 10 (dez) a 21 (vinte e um) dias. Com modalidades de Doutorado sanduíche com duração mínima de 4 (quatro) e máxima de 12 (doze) meses, podendo, sob análise, ser concedida prorrogação de até 6 meses em caso de cotutela. E Estágio pós-doutoral com duração mínima de 2 (dois) e máxima de 12 (doze) meses, improrrogáveis.

Edital nº 36/2017 CAPES/HUMBOLD - Programa de bolsas de pós-doutorado na Alemanha 

Cronograma

Inscrições

Chamada 16

03/06/2019 até 29/11/2019 

Chamada 17

02/12/2019 até 29/05/2020

O programa concede bolsas de pós-doutorado (estágio pós-doutoral) e pesquisador experiente (estágio sênior) para estudos na Alemanha em todas as áreas do conhecimento. Está prevista a concessão de até 15 bolsas em cada uma das seis chamadas nas duas modalidades. Os candidatos precisam, entre outros requisitos, ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no Brasil; possuir o título de doutor, conforme a modalidade pretendida: a) pós-doutorado: título de doutor obtido há menos de quatro anos; b) pesquisador experiente: completado há menos de doze anos; ter fluência em inglês ou alemão; não ter residido na Alemanha por 12 meses ou mais no período de 18 meses anterior à inscrição; residir no Brasil no momento da candidatura

.