CAPES


Edital CAPES Nº 03/2020 – Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa Edição 2020

Inscrições até: 28/02/2020

O prêmio tem como objetivo estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à Sustentabilidade e Biodiversidade. Trata-se de uma ação inovadora que visa estimular a pesquisa de excelência nesta área temática que é estratégica para o país. A seleção de artigos será realizada a cada dois anos, já estando previstas no acordo três edições. Podem concorrer ao Prêmio trabalhos individuais ou em coautoria, de portadores do título de mestre, doutor ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os artigos científicos devem atender aos critérios de elegibilidade: I - terem sido publicados por autor(es) em atividade no Brasil, sendo considerado para a premiação o primeiro autor; II - terem sido publicados em decorrência de trabalho de pesquisa relacionada à dissertação de mestrado ou à tese de doutorado, defendida no Brasil, mesmo em caso de cotutela, em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e devidamente registrado na Plataforma Sucupira da CAPES; III - terem sido publicados nos dois anos imediatamente anteriores ao ano da premiação e decorrentes de dissertações ou teses defendidas no período de 2010 até a data de encerramento das inscrições ou de trabalho de pesquisa de mestrado ou doutorado em andamento na data de encerramento das inscrições ao prêmio; IV - Cada autor poderá concorrer com apenas um artigo em uma das categorias.

Edital CAPES Nº 29/2019 - Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira

Inscrições até: 30/01/2020

O presente Edital selecionará leitores brasileiros para atuar em Intuições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira nessas intuições no âmbito do Programa LEITORADO, nos países Bolívia, Chile, Guiné Bissau, Coreia do Sul, México, França, Israel, Líbano, Índia, Espanha, Japão, Equador, Finlândia, Angola, Peru, Estados Unidos, China, Hungria, Reino Unido. Os objetivos são promover a língua portuguesa na variante brasileira nos países de atuação dos Leitores. Proporcionar maior visibilidade internacional à cultura e à literatura brasileira. Ampliar o acesso de professores com experiência na área prioritária do Edital a centros internacionais de excelência. Ampliar a colaboração entre docentes que atuam no Brasil e no exterior.

Edital nº 36/2017 CAPES/HUMBOLD - Programa de bolsas de pós-doutorado na Alemanha 

Inscrições até: 29/05/2020 

O programa concede bolsas de pós-doutorado (estágio pós-doutoral) e pesquisador experiente (estágio sênior) para estudos na Alemanha em todas as áreas do conhecimento. Está prevista a concessão de até 15 bolsas em cada uma das seis chamadas nas duas modalidades. Os candidatos precisam, entre outros requisitos, ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no Brasil; possuir o título de doutor, conforme a modalidade pretendida: a) pós-doutorado: título de doutor obtido há menos de quatro anos; b) pesquisador experiente: completado há menos de doze anos; ter fluência em inglês ou alemão; não ter residido na Alemanha por 12 meses ou mais no período de 18 meses anterior à inscrição; residir no Brasil no momento da candidatura

.