Comissão Própria de Avaliação

CPA

Avaliações Internas

Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação de serviçosdos cursos de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os serviços avaliados compreendem:

  • Serviços do campus, como atendimento, segurança e tecnologia
  • Atividades culturais

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade nas avaliações de serviços nos últimos 3 anos:

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação e 0,00 significa total insatisfação com os serviços prestados pela universidade.

  

Ano

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017

0,70

2018

0,74

2019

0,74

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação da infraestrutura dos cursos de graduação.

A infraestrutura avaliada compreende:

  • Salas de aula;
  • Laboratórios;
  • Sanitários;
  • Materiais e Equipamentos;
  • Biblioteca e Acervos.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade nas avaliações de infraestrutura nos últimos 3 anos:

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação com a infraestrutura e 0,00 significa total insatisfação com a infraestrutura oferecida aos cursos de graduação.

 

Ano

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017

0,79

2018

0,82

2019

0,81

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação dos docentes dos cursos de graduação. 

Esta é uma avaliação presencial, com média de 95% de participação dos alunos, que avaliam todos os professores que ministram os componentes curriculares nos quais estão matriculados no semestre.

Os professores da UPM têm obtido excelentes médias em suas avaliações, elevando a média geral da universidade.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade na avaliação dos professores pelos discentes nos últimos três anos.

Os resultados estão apresentados em escala de 1 a 5, onde o valor 5,00 significa 100% de satisfação do alunado com os professores dos cursos de graduação e 1,00 significa total insatisfação.

 

Ano/Semestre

Indicador de Satisfação dos Discentes

2017 / 1S

4,19

2017 / 2S

4,28

2018 / 1S

4,27

2018 / 2S

4,33

2019 / 1S

4,32

2019 / 2S

4,32

 

 

Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza periodicamente a avaliação de acompanhamento dos egressos dos cursos ministrados nos 3 campi da Universidade (Higienópolis, Alphaville e Campinas), envolvendo os egressos dos últimos 4 anos anteriores.

Na pesquisa são avaliados aspectos relativos ao curso frequentado e o grau de empregabilidade na área de formação dos egressos. A última avaliação foi realizada em 2017, quando foram obtidas respostas de 2.482 egressos (9,92% do total de formados no período avaliado). O gráfico a seguir apresenta o percentual de egressos que indicaram estar atuando profissionalmente em sua área de formação na UPM.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da avaliação dos cursos de graduação realizada pelos seus formandos. 

Esta é uma avaliação semestral que verifica o nível geral de satisfação do aluno em relação ao curso que está sendo concluído.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade na avaliação dos cursos pelos formandos nos últimos três anos.

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação dos discentes em relação ao curso e 0,00 significa total insatisfação.

 

Ano/Semestre

Indicador de Satisfação dos discentes

2017 / 1S

0,80

2017 / 2S

0,80

2018 / 1S

0,79

2018 / 2S

0,82

2019 / 1S

0,79

2019 / 2S

0,80

 

 

 

 

 

Comissão Própria de Avaliação (CPA)  divulga para a comunidade acadêmica os resultados da primeira avaliação dos cursos de graduação em EaD, realizada pelos alunos em 2018. A próxima avaliação será realizada em 2020.

Esta primeira avaliação considerou nove dimensões relacionadas aos cursos: coordenadores, professores, tutores, aspectos pedagógicos, ambiente virtual, infraestrutura, terminal informativo do aluno e atendimento no Polo.

A seguir são apresentados os resultados obtidos pela universidade.

Os resultados estão apresentados em escala de 0 a 1, onde o valor 1,00 significa 100% de satisfação do alunado em relação ao curso e 0,00 significa total insatisfação.

   

Dimensão avaliada

Indicador de Satisfação dos discentes

Ambiente Virtual

0,84

Aspectos Pedagógicos

0,78

Atendimento no Polo

0,85

Coordenação

0,70

Infraestrutura

0,85

Professores

0,76

Terminal informativo do aluno

0,88

Tutores

0,84