Os cursos de verão ou Summer Programs são oferecidos pela UPM para alunos estrangeiros, em geral ministrados em inglês, mas podendo ser ministrados em espanhol ou português (para países lusófonos). Estes cursos em geral são ministrados no mês de julho (verão na Europa, Estados Unidos, Canadá e países asiáticos), mas podem também acontecer em janeiro. Atualmente são oferecidos os seguintes cursos:

SUNY University Summer Program – É um programa específico para alunos da State University of New York que passam parte das férias de julho no campus Higienópolis.  O conteúdo do curso –e composto pelas disciplinas Português para estrangeiros, Sincretismo religioso no Brasil e Sociedade brasileira contemporânea;

Exchanging Hemispheres - É um evento de imersão acadêmica, intercâmbio de experiências e ampliação de horizontes. O programa promove cursos no idioma inglês ministrados por professores estrangeiros convidados, com a participação de professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O programa é composto pelos seguintes cursos:

Mediação: Teoria e Prática - explora o tema da mediação, tema de interesse crescente no Brasil, em face da aprovação da Lei federal n. 13.140/2015, que institucionaliza e incentiva modelo alternativo de resolução de conflitos;

Sistema Interamericano de Direitos Humanos - voltado a apresentar as ferramentas teóricas e práticas de proteção supranacional a direitos humanos, em face de contextos de violação institucionalizada;

Acesso à Justiça e Clínicas Universitárias - discute as bases teóricas e práticas do serviço de atendimento gratuito a comunidades carentes e a segmentos sociais vulneráveis, com especial ênfase para o modelo de clínicas universitárias.

Raízes da cozinha brasileira – É um curso de verão que apresenta as raízes a cozinha brasileira e os aspectos culturais, sociais e regionais associados a ela. Com aulas práticas apoiadas por aulas teóricas e visitas guiadas aos marcos gastronômicos de São Paulo, o aluno tem a oportunidade de compreender as tradições regionais, que são fundamentais para a consolidação de nossa rica gastronomia.

Summer School - Design Transcultural - Este curso tem como objetivo proporcionar uma experiência imersiva no Design brasileiro, juntamente com as escolas de design de outras nações. O curso tem sido desenvolvido em conjunto com instituições francesas renomadas.

História do Brasil e do Estado de São Paulo - Arquitetura e História - Este curso de verão tem como objetivo provar uma experiência imersiva na cultura brasileira e na cultura do Estado de São Paulo. Os estudantes são convidados a provar, ver e sentir a riqueza da nossa nação multicultural.

Português para Estrangeiros - Este curso foi especialmente concebido para estrangeiros que pretendam melhorar suas habilidades em língua portuguesa ou para ter seu primeiro contato com o idioma. Muito mais do que apenas aulas presenciais, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o “verdadeiro português brasileiro” fora da sala de aula.