2024 - Luiza Vaz de Donno - Administração


Todo mundo me avisou que o começo seria difícil, mas eu sinto que nada realmente é capaz de te preparar para esse sentimento. E de fato, foi muito difícil, eu me vi pela primeira vez longe da minha família e completamente sozinha… em uma cidade, país e continente diferente - sair da sua zona de conforto e ir atrás do desconhecido é muito desafiador. Porém, a sensação de felicidade, gratidão, realização e crescimento no final - e durante - faz tudo valer a pena e ameniza toda a dificuldade do começo. Hoje, eu posso dizer que essa foi a melhor experiência da minha vida! Eu me senti viva, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis de vários países diferentes, viver momentos únicos e incríveis, me descobrir e realizar inúmeros sonhos.

O processo para encontrar acomodação foi difícil. Acredito que por ser o segundo semestre do ano letivo e eu ter esperado a confirmação da faculdade, acabou sobrando pouca opção. Enviei inúmeros e-mails e mensagens, realizei diversas ligações e aplicações, mas apenas consegui uma vaga com menos de um mês para o meu voo. Comentei com a secretaria de intercâmbio da minha faculdade sobre a minha situação com acomodação e eles me instruíram a mandar um e-mail pedindo para entrar na lista de espera para o alojamento da faculdade. Confesso que foi a melhor coisa que aconteceu. Consegui uma vaga na acomodação que fica situada no campus da faculdade – que é enorme. São três prédios, de três andares, com seis apartamentos de quatro suítes, tudo controlado por cartão, igual a hotel – eu tive uma experiência incrível, segura, confortável e privativa por conta disso. No final, toda a dificuldade para achar acomodação valeu a pena. Os apartamentos são mistos e no alojamento do campus da faculdade não tem elevador, este é o único ponto negativo.

Para chegar na cidade eu sabia que ia precisar pegar um ônibus ou trem. Contatei uma aluna que havia feito intercâmbio no ano anterior e ela me indicou pegar o ônibus, uma vez que o ponto fica ao lado de fora do aeroporto e ele tem mais paradas, que facilita o processo ao chegar na cidade. A melhor coisa é escolher um horário de ônibus que fique bom, sem precisar sair do aeroporto com pressa, e já saber o caminho até a acomodação. As companhias de ônibus que eu utilizei foram JJ Kavanagh & Sons e Big Green Bus.

No geral, em relação ao transporte, na Irlanda tem um cartão chamado Leap Card, é como se fosse o Bilhete Único do Brasil, porém no lugar de emitir o cartão para estudante, é preciso emitir para jovens adultos. O preço normal para o ônibus é 2.00 (dois euros), mas com o cartão fica apenas 0.65 euros (sessenta e cinco cents). O processo do pedido de emissão é realizado pelo site da companhia, eles cobram uma taxa de €5.00 (cinco euros) para emitir e enviar para a sua residência. Para recarregar o cartão é só instalar o aplicativo deles, ao final, tem como pedir um reembolso do valor, caso você não utilize tudo, esse processo é realizado pelo site. O cartão também serve para viagens de ônibus ou trem para outras cidades, geralmente o valor é reduzido para a metade do preço.

A faculdade é enorme! Tem dois campus em Waterford, o campus principal e um que fica mais perto do centro da cidade - eles são divididos de acordo com cursos. 

Em relação à grade horária, é um processo complicado, eles só liberam no sistema uma semana antes das aulas começarem e no final da primeira semana de aula eles disponibilizam o cronograma definitivo. Um lado negativo sobre o sistema da timetable da universidade é que, por ser um programa de intercâmbio - as aulas que o aluno escolhe podem estar misturadas em diversos tipos de cursos e anos letivos - fica complicado de achar a sua aula no sistema e ver se não vai ter conflito de horário entre as matérias. 

A SETU tem uma variedade incrível de cursos e o melhor é que eles permitem os alunos intercambistas a cursarem matérias sem ser obrigatoriamente do seu curso. No meu caso, eu fiz o intercâmbio durante a minha graduação de administração, mas obtive a oportunidade e privilégio de fazer uma aula de Confeitaria (Pastry) ao analisar a minha grade horária - além das minhas matérias de administração. Durante esse módulo, eu tive a honra de aprender com chefes renomados da Irlanda, fazendo com que a minha experiência na faculdade se tornasse cada vez mais única e especial. Em relação a essa matéria, eu tive que realizar todos os relatórios e provas, como os outros alunos. A quantidade mandatória de créditos para o intercâmbio era de 15 créditos e a maioria das matérias da SETU contabilizavam 5 créditos cada (depende da carga horária de cada uma), eu cursei apenas 4 (quatro) matérias, sendo estas: International Business Sales, International Risk Management, ContemporaryAdvertising e Pastry

Em relação às matérias, no site da faculdade é possível ver se o método de avaliação é por “ContinuousAssessments” ou “FinalWrittenExamination”, basicamente você já sabe se a matéria vai ser com nota atribuída a trabalhos ou prova - algumas sofreram alterações esse ano e não foram atualizadas no site. Eu realizei duas matérias de apenas trabalhos, elas foram compostas de apresentações, trabalhos escritos e atividades em sala de aula - a maioria foi em grupo. No geral, eu não achei difícil, mas acredito que depende muito da matéria, professor, nível de inglês do aluno e como cada uma lida com apresentações. Em relação à qualidade das aulas, eu acredito que, assim como em qualquer faculdade, há professores incríveis e professores que poderiam melhorar, então depende muito.

A média da faculdade é apenas 40% (quarenta por cento), mas, em alguns casos, é necessário a média definida pela sua homeuniversity. O meu período de aulas começou dia 15/01/2024; tivemos a semana do dia 12/02/2024 sem aula, essa semana se chama "readingweek"; também há duas semanas sem aula devido ao EasterVacation, no meu caso foi de 25/03/2024 até 05/04/2024; o último dia de aula foi 26/04/2024; por fim, o período de provas começou no dia 29/04/2024 até 17/05/2025, a primeira semana geralmente é para os alunos estudarem para as provas e as duas últimas semanas para o período de prova.

Além disso, outros pontos que me surpreenderam, além da média e de algumas semanas sem aulas, foram: não ter controle de frequência, alguns professores realizam, mas não é algo mandatório; integração dos intercambistas, a recepção e ajuda da parte da faculdade foi maravilhoso; e oportunidade de consultas com psicóloga, completamente de graça, na própria faculdade.

Acredito que a primeira coisa a fazer quando chegar é se localizar e comprar o básico que vai ser necessário para os primeiros dias. Na cidade tem dois mercados muito bons, o Aldi e o Tesco. Aldi é uma rede de mercado com os preços mais baixos, é o melhor lugar para realizar as compras da semana, quinzena ou mês. O Tesco tem alguns itens diferenciais e coisas para casa (lençol, edredom, travesseiro e panela), porém o valor é mais caro. Quando eu cheguei eu fiz as primeiras compras no Tesco – não conhecia o Aldi – e gastei o triplo do que gastaria se tivesse feito as compras pelo Aldi.

A cidade é pequena, então não demora muito para se localizar e conhecer. O ponto principal é o Apple Market, lá tem diversos pubs, restaurantes e lojas. Inclusive, em relação aos pubs os melhores são: Tullys, The Reg, Itty Bittys, The Woodman e Wetherspoons – porém todos fecham às duas da manhã. Apesar de ser um país muito seguro, é necessário tomar cuidado com a sua bebida e com as jaquetas. Em relação aos restaurantes, eu não fui a muitos, preferi fazer comida em casa – La Fontana é uma ótima opção para comida italiana. 

A faculdade conta com inúmeros clubes e sociedades criadas pelos estudantes. Os clubes são: airsoft, badminton, basquete, boxe, caiaque, camogie, corrida com drone, esportes online, futebol americano, futebol, futsal, handebol, hipismo, hockey, karatê, kart, levantamento de peso, natação, rugby, skate, surf, tênis de mesa, tênis, tiro com arco, vôlei e xadrez. As sociedades são de culturas, cursos, filmes, músicas e países.

Acredito que, além de se juntar a clubes e sociedades, uma ótima opção para passar o tempo seja fazer viagens de bate-volta durante os dias livres. Tramore é uma cidade com praia e fica apenas 15 minutos de Waterford, indo de ônibus - a passagem custa 0.85 com o LeapCard - acredito que seja a cidade que os intercambistas visitam com mais frequência, mesmo no frio. Algumas outras cidades maravilhosas que compensam a visita são: Howth, Limerick, Kilkenny, Ardmore, Youghal e Dunmore East. Além disso, a Irlanda oferece inúmeras trilhas incríveis e com vistas surreais para visitar, essa se tornou a minha programação favorita lá e eu descobri uma nova paixão - vale muito a pena levar um tênis para trilha, a Irlanda é cheia de paisagens lindas e encantadoras.

Em Kildare está localizado o Estábulo Nacional Irlandês (Irish National Stud), Jardim Japonês (fica ao lado do estábulo) e o Kildare Village, que é um centro de lojas grandes e de grife. Todas as viagens podem ser feitas de trem ou ônibus, acredito que trem é a melhor opção para viagens sem bagagem, principalmente se for apenas um bate-volta. O único ponto a se considerar é o horário da volta, dependendo do horário, a única opção vai ser ônibus, e talvez seja melhor por conta de ter vários pontos em Waterford. 

Enfim, a melhor dica possível é instalar o Google Maps para se localizar, marcar pontos no mapa, acompanhar horário dos ônibus, planejar viagens e desbravar esse país incrível, mesmo com um clima não muito agradável no começo do ano.

Compartilhe nas Redes Sociais