Me chamo Guilherme, estudo Arquitetura e Urbanismo e estou estudando por 1 semestre na Universidad de Valladolid. A experiência do intercâmbio como um todo foi muito construtiva para mim, além do contato com outra cultura e outra forma de vivenciar a vida acadêmica, acredito que as matérias que escolhi para cursar durante esse período na Universidad de Valladolid também agregaram bastante à minha formação, tendo uma abordagem diferente da qual estava acostumado no Mackenzie.
A cidade de Valladolid me acolheu muito bem desde o princípio. Apesar de relativamente pequena, você tem a sensação de estar numa cidade grande, com tudo o que você pode precisar, mas com a diferença de que é possível fazer quase tudo a pé e em segurança. Além disso, é um lugar riquíssimo em história, fundada por romanos e já foi até capital do reino espanhol, mas é bem menos turística para quem é de fora da Espanha, então foi possível ter uma experiência bem mais imersiva na cultura espanhola do que nas demais cidades que visitei, além da possibilidade de aproveitar museus, parques e pontos turísticos de uma forma bem mais prazerosa (e mais barata!).
A UVa também recebe muitos estudantes intercambistas, então, além de ter a segurança de que muitas pessoas estão na mesma situação que você, os professores também se mostram muito compreensíveis para qualquer dificuldade linguística ou mesmo cultural que possa aparecer. Isso também significou uma oportunidade para conhecer colegas de vários outros países do mundo, podendo aprender mais de sua cultura e até mesmo referências e maneiras diferentes de se pensar na arquitetura.