SÃO PAULO - DIVERSIDADE, DINAMISMO, TRADIÇÃO E CULTURA.

 

Vista panorâmica da cidade de São Paulo

 

O Estado de São Paulo é um dos 27 Estados brasileiros. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Márcio França.

Com mais de 45 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul (superado pela Colômbia e pelo restante da federação brasileira).

A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis, japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.

 

A Cidade de São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de mesmo nome, e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.  São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é Non ducor, duco, frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus e eventos de grande repercussão mundial.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.

 

MAPA DO CAMPUS

Para auxiliar nossos alunos internacionais a se locomoverem no campus, disponibilizamos um mapa que pode ser acessado AQUI.

CONSULADOS

Muitos estudantes internacionais podem precisar de alguns serviços consulares durante a sua estadia no Brasil. Os motivos para entrar em contato com o seu Consulado podem variar de situação para situação, mas algumas delas são: Eleições Gerais, Perda de Passaporte, informações sobre a comunidade do seu país no Brasil e assim por diante. AQUI é possível encontrar a lista de todas as repsentações diplomáticas estrangeiras na cidade de São Paulo.

TRANSPORTE

Na cidade de São Paulo as pessoas utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo. É possível encontrar um mapa do sistema de metrô  AQUI.

Mais informações sobre o preço dos bilhetes e horários de operação, por favor clique AQUI.

Para informações sobre as linhas de ônibus em São Paulo, por favor clique AQUI.

MORADIA E CUSTO DE VIDA

O Mackenzie está localizado no meio do centro de São Paulo e devido à falta de espaço, não temos dormitórios em nosso campus. Por razões institucionais, também não podemos recomendar dormitórios privados para estudantes já que não temos nenhuma parceria oficial com donos de casas particulares.

Os alunos devem ter em mente que São Paulo é uma cidade movimentada como Nova York, Londres, Buenos Aires e assim por diante. São Paulo é uma cidade esplêndida cheia de vida, cultura e arte, mas levará um pouco de tempo para entender como a cidade funciona.

Recomendamos que os alunos busquem casas próximas da Universidade. Bairros como Higienópolis, Santa Cecília, Consolação, Cerqueira César e Jardim Paulista são os bairros mais próximos. É difícil encontrar qualquer casa / quarto barato nessas regiões, mas os estudantes podem economizar dinheiro e tempo com o transporte e estarão localizados no coração de São Paulo.
 
Outra possibilidade é viver perto de uma estação de metrô, já que estamos perto da estação de metrô Higienópolis. Para encontrar as estações de metrô em São Paulo, clique AQUI.
 
Existem muitas possibilidades de encontrar moradias que correspondam às necessidades do aluno ou do professor. Algumas delas podem ser encontradas AQUI.