Estrutura Acadêmica Administrativa

Reitoria | Campus Higienópolis

Coordenadoria de Ouvidoria Acadêmica

O que é a ouvidoria
A Coordenadoria de Ouvidoria Acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um órgão instituído pelo Ato da Reitoria nº 09/2011. A Ouvidoria Acadêmica tem natureza mediadora, sem caráter administrativo deliberativo, executivo ou judicativo, que exerce suas funções diretamente junto a Unidades e setores da Universidade para fornecer respostas às demandas do requerente. A Ouvidoria é acionada quando o requerente não obteve resposta pelos trâmites normais da Universidade ou quando houver discordância com o encaminhamento dado à sua demanda.

A função da ouvidoria
A Ouvidoria Acadêmica da UPM tem a função de “ouvir” a comunidade universitária e a comunidade externa com os objetivos de ajudar na compreensão de problemas, buscar as melhores soluções possíveis e contribuir para o bom funcionamento das instâncias administrativas e dos processos comunicacionais e relacionais que ocorrem dentro da Universidade.

Como funciona a ouvidoria
Recebemos manifestações referentes às atividades da UPM (críticas, denúncias, elogios, reclamações e outras demandas) via e-mail ouvidoria.upm@mackenzie.br ou através de contato pessoal mediante agendamento via e-mail). Analisamos o pedido e, se a demanda for pertinente, um processo de verificação é aberto. Fazemos o encaminhamento formal ao setor competente, que tem um prazo para responder à demanda. O requerente pode ser orientado a encaminhar sua manifestação diretamente à instância ou canal competente e nesse caso, nenhum processo é aberto.

Não recebemos manifestações anônimas, mas garantimos o sigilo do requerente, dentro dos termos previstos pela lei, caso haja esse tipo de solicitação.

Acompanha o desempenho dos discentes, desde seu ingresso até sua saída, pois este acompanhamento é tarefa necessária na avaliação de resultados e na tomada de decisões para o planejamento do ensino. Além disso, a Ouvidoria assume uma posição mais ampla, diagnosticando problemas e percebendo aspectos positivos em um contexto de supervisão mais abrangente.

Na UPM, priorizando uma comunicação direta com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, implantou-se em agosto de 2000 a Ouvidoria, com o objetivo de levar a Instituição a: 

  • identificar aspectos dos serviços que os alunos valorizam mais;
  • identificar possíveis problemas de várias áreas;
  • identificar ansiedades mais freqüentes dos alunos iniciantes;
  • ajudar na identificação do perfil dos alunos;
  • receber todo tipo de manifestação;
  • prestar informação à comunidade externa e interna;
  • agilizar processos e,
  • buscar soluções para as manifestações dos alunos.

Para a atuação eficiente da Ouvidoria, o Ouvidor exerce suas funções com independência e autonomia, devendo ter também, livre acesso a todos os setores acadêmicos e: 

  • representar a comunidade interna e externa junto à IES;
  • encaminhar manifestações apresentadas aos setores competentes;
  • acompanhar o andamento dos processos e seus prazos, até a solução;
  • atuar na prevenção e solução de conflitos;
  • identificar e sugerir correções de erros e soluções de problemas, ao responsável do órgão em que ocorre.
Prof. Dr. Fred Izumi Utsunomiya

Prof. Dr. Fred Izumi Utsunomiya

Coordenador