Von Mises sobre empreendedores e lucros

26.02.201915h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Von Mises sobre empreendedores e lucros

Nos encontros de 09 a 16 de setembro de 1951 na Mont Pelerin Society na França, Mises (2017) caracterizou o empreendedor como figura central do sistema capitalista de produção por sujeitar-se as demandas do mercado ou ser substituído por outro mais habilitado no atendimento aos consumidores.

Mas o empreendedor está distante de ser um experimentador tecnológico cabendo-lhe o papel essencial da escolha primeira das tecnologias viáveis que possibilitem fornecer produtos com preços acessíveis e dentro das especificações e volumes requeridos. Esta escolha primeira estará sob avaliação dos consumidores que farão a opção final dentro das disponibilidades apresentadas por outros competidores.

Entre os projetos tecnicamente possíveis o trabalho do empreendedor concentra-se na satisfação das necessidades, mais urgentes dos consumidores, ainda não atendidas por outros empreendedores. E são estes serviços aos consumidores, da maneira como o querem e utilizando recursos tangíveis e intangíveis, que gerarão os lucros do empreendedor, sendo a função destes lucros transferir o controle do capital para quem melhor faz sua gestão para a satisfação dos consumidores.

De uma maneira geral as pessoas recusam-se em reconhecer que poderiam ter lucros iguais caso desenvolvessem a capacidade de previsão e julgamento do homem de negócios bem-sucedido.

No entanto, Mises (2017) chama atenção para os lucros e perdas, sobretudo nas condições da economia que pode progredir e retroagir. Na economia que progride os lucros são excedentes as perdas sofridas. Já na economia que retroage as perdas apresentadas pelos empreendedores são maiores que os lucros.

Referência

Von Mises, Ludwig. Lucros e Perdas. São Paulo: LVM Editora, 2017.

 

 

 

 

Prof. Dr. Sidnei Augusto Mascarenhas

Curso de Administração - CCSA       

Prof. Marcos A. Franklin

Pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - CCSA