Vacinação contra o HPV

12.03.201417h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vacinação contra o HPV

No dia 18 de março acontecerá no Mackenzie a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o vírus HPV de 2014.

 

A campanha consiste em aplicações de três doses, a serem administradas no decorrer do ano. A primeira etapa acontecerá nas unidades de Alphaville e Higienópolis, e será oferecida a mulheres com idade a partir de 15 anos.

 

Para participar é preciso preencher o Termo de Adesão e Consentimento Informado, a serem retirados no Serviço Médico de cada unidade. Além disso é cobrado um valor de R$ 160,00 por dose, a ser depositado em conta também informada pelo Serviço Médico. Menores de idade precisarão de autorização dos pais.


Mais informações: Serviço Médico - 2114-8426


O que é o HPV?

HPV é a abreviatura de "HUMAN PAPILOMAVIRUS", ou PAPILOMAVIRUS HUMANO, também conhecido como VIRUS HPV, entre outros. O HPV provoca na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular irregular, por exemplo, o CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.



Cerca de 50 a 80% da população vai entrar em contato com o HPV em algum momento da vida, independente da idade, sexo, etnia ou classe social. Sabe-se que 99,7% dos casos de câncer do colo uterino estão associados aos vírus HPV do tipo oncogênico.



O vírus é transmitido na grande maioria dos casos sexualmente, podendo haver transmissão no contato pele a pele, como também por objetos contaminados. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) informa a ocorrência de 18.000 casos novos de câncer do colo uterino no Brasil e que aproximadamente 9.000 mulheres morrem de câncer do colo uterino no Brasil, por ano.