Ética e Cidadania

Simpósio Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo

Evento acontece no campus Higienópolis do Mackenzie

29.10.201817h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Simpósio Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo

Na história brasileira, o Mackenzie foi o primeiro colégio a abrir as portas para os filhos de escravos e classes mistas, um avanço inigualável que teve início em 1872, pouco tempo depois de sua fundação, e colhe os frutos dessa tradição e inovação. Em 2018, marco dos 130 anos da abolição da escravatura brasileira, relembramos que nosso país foi o maior território escravagista do mundo ocidental. Dos 12 milhões de escravos trazidos para as Américas, cerca de 5 milhões vieram para o Brasil. Nosso país também foi o último do ocidente a acabar com o tráfico, em 1850, e a abolir a escravatura, em 1888.

Mesmo que a escravatura tenha sido oficialmente abolida no dia 13 de maio de 88, o legado dos mais de 350 anos permanece. Ainda hoje, o eco da escravidão é um fantasma que assombra o Brasil, representado na zona de pobreza e de violência na periferia das metrópoles, na população carcerária, na falta de representatividade negra na televisão e no mercado de trabalho.

Pensando neste cenário, no dia 08 de novembro, das 9h às 18h30, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará o Simpósio Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo, no qual temas relevantes serão discutidos, como a escravidão no país; o movimento negro evangélico; e a relação do Mackenzie com essa pauta, com o intuito de analisar a relação entre o protestantismo, o período escravocrata e o abolicionismo no Brasil. Além disso, será discutida também a atuação do negro no protestantismo atual, suas lutas e conquistas.

O evento, que acontece no Auditório Escola Americana do Mackenzie, campus Higienópolis, é realizado por meio do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) e pela Editora Mackenzie, ambos da UPM, que oferecerá palestras e mesas de conversa. Acesse o site para mais informações e faça sua inscrição.

Serviço
Simpósio Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo
Data: 08 de novembro
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis, Auditório Escola Americana, Rua Piauí, 130
Horário: 9h às 18h30
Inscrições:Clique aqui